Compare o consumo de 73 modelos de veículos

014928295-ex001

O Inmetro, em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), anunciou a terceira evolução do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), com a tabela dos modelos etiquetados para 2011.

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) informa ao consumidor a classe de eficiência energética dos veículos, comparando os modelos dentro de categorias específicas: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial leve e fora-de-estrada.
Entre as novidades para 2011 está a adesão da Ford, cujos modelos juntam-se aos das montadoras Fiat, Kia, Volkswagen, Renault e Toyota, que participaram nos anos anteriores. Três dos 73 modelos etiquetados neste novo ciclo são lançamentos, sendo um veículo híbrido, tecnologia que utiliza motores elétricos e motor a combustão interna, reduzindo significativamente o consumo de combustível.

Houve melhora de 3% no nível geral de consumo de combustível dos modelos inscritos, com destaque para a categoria de compactos (3,6%) e para a categoria de subcompactos (2,9%). Outra novidade é a constatação da evolução tecnológica impulsionada pelo PBE Veicular. De 2010 para 2011, 14 modelos melhoraram suas performances segundo os critérios avaliados, ou seja, 21% dos modelos participantes registraram evolução tecnológica.

“O objetivo da etiqueta é oferecer ao consumidor mais um atributo, além do preço e da estética, para a sua decisão de compra. Com a declaração de consumo de combustível na etiqueta, o consumidor pode optar por adquirir modelos de veículos mais econômicos, escolher o combustível mais indicado para utilização na cidade ou na estrada e comparar modelos dentro da categoria de sua preferência”, informa o coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, Marcos Borges.

“São considerados mais eficientes os automóveis que, nas mesmas condições, gastam menos energia em relação a seus pares e, portanto, consomem menos combustível. Para comparar veículos que usam combustíveis diferentes, os valores de consumo verificados em álcool e gasolina são convertidos em joule, unidade que mede a energia”, esclarece o gerente de suporte ao Conpet, Lucio Cesar de Oliveira.

Novos modelos podem ser declarados no programa, porém em tabela à parte. Os dados também ficam disponíveis na tabela publicada nos sites do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br). O PBE Veicular ainda é voluntário e renovável a cada ano pelos fabricantes e importadores. (Com informações do Diário.net)

Para ver a tabela completa, clique aqui.

By: Espaço Vital.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Compare o consumo de 73 modelos de veículos"

Nanael Soubaim disse...

Um erro que seria perdoável para um amador, nunca para profissionais: O consumo da Kombi foi declarado o mesmo para uso urbano e estradeiro. Se ela faz em média 5,7km/l na cidade, de modo algum faria menos de 8,5 ou 9 na estrada; e o Mille já foi testado por várias revistas, conseguiu 18km/l de etanol e 23km/l de gasolina na estrada nas mãos dos pés-de-chumbo das mesmas. Tisc, tisc, a Petrobrás realmente não é a mesma.

Newdelia disse...

Papel aceita tudo.
bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails