Convocação: vacinação contra sarampo

sarampo_morto

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convocou os 12,2 milhões de paulistas com idades entre 1 e 19 anos para tomar a vacina contra o sarampo. A recomendação, divulgada nesta última quarta-feira (3), tem como objetivo reforçar a prevenção contra a doença após registros de casos ocorridos no Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Segundo a pasta,  São Paulo não tem casos autóctones de sarampo (ou seja, contraídos no próprio estado)  desde 2000, mas a ocorrência em outros estados e a proximidade do período de férias, quando muitos irão viajar para o exterior e para outros estados, reforça a necessidade de prevenção. A vacinação, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a única maneira eficaz de prevenção contra a doença, de acordo com a secretaria. A mobilização vai até o dia 30 de novembro.

A primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada com  1 ano, com reforço entre 4 e 6 anos. Desde 2008 há indicação de imunização também para pessoas com até 19 anos que não receberam, comprovadamente, a segunda dose.

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na capital paulista, o Instituto Pasteur (Avenida Paulista, 393) e os terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda também abrem aos fins de semana e feriados, das 8h às 20h.

A faixa etária de 1 a 19 anos foi escolhida porque as pessoas entre 20 e 39 anos já foram imunizadas contra a doença durante a campanha contra a rubéola, realizada em 2008, quando receberam uma vacina dupla (rubéola e sarampo).

By: My Blog Health


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Convocação: vacinação contra sarampo"

Nanael Soubaim disse...

Em pleno século XXI!

Newdelia disse...

Coisa de doido.
Bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails