Novo navegador só funciona para quem tem conta no Facebook

rockmelt-m-20101108

Marc Andreessen, pai do Nestcape, primeiro navegador popular da internet, está apostando em um novo navegador chamado RockMelt, que só funciona se o usuário tiver uma conta no Facebook. A versão para testes do navegador, que usa uma técnica diferente de acesso à internet, foi lançada nesta segunda-feira (8).

O RockMelt se baseia no fato de que a maior parte das atividades do usuário gira em torno de redes sociais (como o Facebook e o Twitter), de buscas no Google, de postadas no Twitter e na monitoração de vários sites. O objetivo do navegador é diminuir a necessidade de ir de um site para outro, centralizando informações e serviços importantes em painéis e janelas.

Depois que o usuário entra no navegador por meio da conta no Facebook, a foto de seu perfil aparece no canto esquerdo e uma lista dos amigos favoritos é exibida no painel esquerdo. O RockMelt também conta com uma ferramenta embutida que permite ao usuário publicar atualizações em uma janela.

Andreessen não queria repetir com o RockMelt o mesmo erro que cometeu com o Netscape, cuja popularidade diminuiu quando a Microsoft lançou o Internet Explorer junto com o sistema operacional Windows. Por isso, graças à parceria com o Facebook, já larga com uma base de usuários de pelo menos 500 milhões de usuários.

O RockMelt é obra de Tim Howes e Eric Vishria, que já trabalharam para Andreessen. A maior parte do financiamento de R$ 17 milhões (US$ 10 milhões) para o navegador veio da empresa de capital de risco que o criador do Netscape tem com Ben Horowitz. Andreessen também faz parte do conselho diretor do RockMelt e foi chamado para dar conselhos com bastante frequência.

O RockMelt também traz uma ferramenta que mostra resultados de buscas no Google em uma janelinha que pode ser percorrida para vasculhar os sites recomendados na parte principal do navegador. O painel direito do RockMelt foi reservado para listar os sites favoritos, exibindo notificações automáticas sempre que cada um deles é atualizado.

O navegador armazena as preferências do usuário em um servidor remoto, tornando-as disponíveis em qualquer computador que tenha o navegador instalado.

O RockMelt pegou algumas tecnologias e ideias emprestadas de outras fontes, como o Chromium, o código-fonte aberto que gerou o Chrome, navegador do Google, lançado há dois anos.

Até agora, nenhum navegador conseguiu ultrapassar o Internet Explorer, que conta com 60% do mercado, segundo a empresa de pesquisas Net Applications. O Firefox da Mozilla, que foi baseado no Netscape, fica em segundo lugar, com 23%, seguido pelo Chrome, com 9%.

A empresa que desenvolveu o navegador pretende conseguir 1 milhão de usuários por meio de convites que serão enviados a interessados. Para se candidatar, basta entrar em www.rockmelt.com.

By: R7


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Novo navegador só funciona para quem tem conta no Facebook"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails