O Ombudsman e a lealdade à marca

Marketing de relacionamento é a palavra mágica do moderno marketing. Os programas de fidelização de clientes vão de grandes companhias áreas a pequenos estabelecimentos comerciais.

Mas basta abrir uma seção de cartas de um grande jornal e ver que as reclamações e o atendimento a elas não acompanham, com a mesma eficácia, o esforço de captação e fidelização do cliente.

O Ombudsman deve atuar diretamente neste relacionamento: cliente insatisfeito X empresa.

Ao ouvir os clientes, a “ouvidoria” capta informações cruciais para a estratégia

organizacional e melhoria dos serviços da empresa.

Vantagem competitiva:

É possível servir bem aos clientes, compreender o que é valorizado por eles e aplicar esse conhecimento para criar vantagens competitivas.

Assim, esta seria a forma de oferecer os melhores produtos e serviços, com maior rapidez e economia.

O ombudsman então, irá atuar no marketing de relacionamento, como uma ponte entre o cliente e a empresa, levar em consideração os focos de problemas detectados e as sugestões pertinentes para o refino deste relacionamento, o que será benéfico para todos os envolvidos. “A sistematização da voz do cliente dentro de uma empresa não se limita a uma comunicação de cima para baixo (“top–down”), o que significa também que todo funcionário deve saber ouvir a voz do cliente.”

Segundo pesquisas e artigos recentes, as empresas de vanguarda, agora focam os seus negócios nos clientes. Há uma intensa preocupação por parte delas em conhecer os desejos e necessidades dos clientes.

As organizações, independente do tipo de atividades que executam, podem achar em seus clientes uma fonte importante de informações ao proporcionar a elas melhorias de performance e vantagens competitivas, que as destacam das demais onde opera, além de atender melhor aos anseios daqueles que são o motivo das operações da organização: os próprios clientes.

By: Jovino Bernardes Neto.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "O Ombudsman e a lealdade à marca"

Nanael Soubaim disse...

Eu já tive uma lealdade à Volkswagen, mas gente como eu há muitos anos não faz mais parte do público que ela prefere. Neste ponto eu estou solteiro e ninguém me interessou.

Newdelia disse...

Pois é, hoje nos decepcionamos mais do que nos apaixonamos por qualquer marca.
Beijocas

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails