Vida e Morte online

funeral-procession

Momentos extremos, unidos pela tecnologia. O início e o fim da vida terrena são agora transmitidos em tempo real pela internet. Em Governador Valadares, interior de Minas Gerais, a Funerária Gonzaga, a mais tradicional da cidade, os 40 mil valadarenses espalhados pelo mundo podem acompanhar as honras fúnebres que celebram a última jornada de entes queridos que estão distantes. Na cidade conhecida como uma das maiores exportadoras do país de imigrantes para os Estados Unidos e Europa, a chance da despedida derradeira se dá pela tela do computador.

- Sabemos que existem no Brasil algumas capelas de velório com câmeras, mas somos pioneiros porque oferecemos um serviço itinerante. Se a família deseja, transmitimos com áudio e som a missa, o cortejo pelas ruas de Valadares e até o sepultamento ao vivo - conta o gestor da funerária Eres Gonzaga, de 52 anos, 28 deles dedicados ao ofício.

Em São Paulo e em Vitória, no Espírito Santo, duas maternidades oferecem às famílias a chance de acompanhar, on line, o momento de "estreia" dos bebês no mundo. No hospital São Luiz, em São Paulo, em todas as dez salas de parto - e nas duas reservadas para o parto natural - há uma câmera fixa na parede, para captar as imagens do nascimento. Desde a criação, em abril desse ano, 70% dos 725 das mães que fazem partos mensalmente usam o serviço, que é gratuito. As imagens são exibidas no instante seguinte ao nascimento.

- É super emocionante ver a vibração das pessoas. É um privilégio normalmente de quem na sala de parto, mas se torna realidade para quem está aqui, do outro lado da cidade e do mundo. Já fiz muitos partos, mas é de emocionar - diz a coordenadora médica da Unidade São Luiz, a obstetra Márcia Maria da Costa:

- No dia do lançamento, tinham duas bisavós assistindo o parto do bisneto logo após o nascimento. E também uma tia, acompanhando o nascimento da sobrinha da Espanha - lembra Márcia.

By: O Globo.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Vida e Morte online"

hobbyblogclube disse...

Olá, New!
É a tecnologia diminuindo fronteiras - pro mal ou pro bem!
Bjs!
Rike.

Nanael Soubaim disse...

Adaptando a frase das plaquetas: Chore, você está sendo filmado.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails