Chávez governará por decreto

Ave Maria!!! Save-se quem puder.

E onde será que anda o Osama Bin Laden? Aloooooouuu!!!

luto

Recuso-me a colocar sequer a bandeira da Venezuela. Ditadura nem por imagens...

 

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta sexta-feira a chamada Lei Habilitante, que dá ao presidente Hugo Chávez poderes plenos para governar por decreto por 18 meses. A lei, ratificada por um Congresso dominado por chavistas, vai vigorar até o início da campanha para as eleições de 2012.

Em seus 11 anos de governo, o presidente venezuelano usou em três ocasiões esses poderes especiais, que lhe permitem governar à margem da Assembleia Nacional em vários âmbitos, como habitação, política fundiária, finanças e segurança.

Desta vez, Chávez diz que precisa desse poderes para responder a uma emergência nacional provocada por inundações que mataram cerca de 40 pessoas e deixaram mais de 130 mil desabrigados.

- Vocês não poderão fazer nenhuma lei. Vamos ver como vão fazer leis agora - disse Chávez, ao promulgar a Lei Habilitante, em referência aos deputados opositores que passarão a integrar o Congresso.

Chávez tinha inicialmente pedido 12 meses de poderes plenos, mas os deputados, por iniciativa aparentemente própria, decidiram ampliar a vigência da lei. O presidente diz já ter prontas 20 leis para promulgar por decreto.

Lei mina atuação da oposição na nova Assembleia

Para dirigentes da oposição e juristas venezuelanos, a nova lei é um cheque em branco para Chávez aprofundar sua revolução em matéria política, social e econômica, num ano em que seu país começa a se preparar o terreno para as eleições presidenciais de 2012.

A corrida de Chávez para aprovar a Lei Habilitante se explica pelo fato de a coalizão opositora ter obtido cerca da metade dos votos populares na eleição legislativa de setembro.

Os antichavistas ficarão com 40% dos assentos da nova Assembleia Nacional, que assume no dia 5 de janeiro, e têm a pretensão de pôr em xeque o poder de Chávez. Eles boicotaram as eleições de 2005 e, desde então, praticamente não tinham representação legislativa.

Deputados tornam mais fácil estatizar setor financeiro

Também nesta sexta, a Assembleia Nacional aprovou uma lei que vai fazer com que seja mais fácil para Chávez estatizar instituições financeiras. Com a nova norma, as empresas do setor passam a ser obrigadas a doar 5% de seus lucros para grupos comunitários.

Nos últimos 12 meses o governo assumiu o controle de mais de uma dúzia de bancos pequenos e falidos e já reembolsou a maioria de seus clientes pelos depósitos feitos.

No ano passado Chávez gastou US$ 1 bilhão com a unidade local do banco espanhol Santander. Ao todo, os bancos públicos compõem cerca de um terço do setor.

Governo expande reforma e toma quase 50 fazendas

Como parte do processo de combate ao latifúndio promovido por Chávez, o governo venezuelano tomou nesta sexta-feira mias de 24 mil hectares em 47 fazendas no leste do país.

- Usamos helicópteros, um verdadeiro Exército cívico-militar, porque lá os latifundiários (...) têm armas e o apoio dos paramilitares - disse Chávez, ao anunciar a tomada das fazendas. - Vamos ao resgate das melhores terras para o povo que está debaixo d'água.

No último ano, Chávez expropriou mais de 100 empresas, e a tomada de terras e propriedades já passa de 2,3 milhões de hectares. O governo diz que parte das expropriações será direcionada para um plano de reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes.

By; O Globo.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Chávez governará por decreto"

Nanael Soubaim disse...

Já colocaste a bandeira da Venezuela no testo, não há imagem que represente melhor o futuro sombrio que aguarda os venezuelanos e países vizinhos, que ao contrário do Brasil não podem se defender do Ogro Chávez sem pagar muito caro.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails