"Flor-cadáver"

194_1829-flor1

Dedicado a exibir o que há de melhor nas artes plásticas contemporânea e preservar as espécies raras e ameaçadas da flora mundial, o museu-parque Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, vai oferecer aos visitantes uma experiência inusitada amanhã. Quem for até lá, verá de perto o florescer da maior e mais mal-cheirosa flor do mundo: Amorphophallus titanum (Becc.) Becc. ex Arcang, também chamada de "flor-cadáver". Quem não for, não precisa se preocupar, pois o site do Instituto vai transmitir on-line o evento.

O desabrochar da planta ocorre a cada 10-12 anos e será a primeira vez que a espécie floresce na América Latina. A última vez que a flor desabrochou foi em julho deste ano, em Tóquio, no Japão, quando milhares de pessoas fizeram fila para conhecer a exótica planta. A flor é originária da Ilha de Sumatra, na Indonésia.

O exemplar que está em exibição em Inhotim floresceu dentro da estufa, criada recentemente para realizar pesquisas e foi plantada a partir de sementes enviadas ao parque há 10 anos. O processo de desenvolvimento da planta é curioso: primeiro nasce uma túbera, uma espécie de batata que, no caso da flor que está em Inhotim, chegou a pesar 13 kg. Depois desta etapa, a planta entra em estado de dormência até florir.

Apesar de ser conhecida como "a maior flor do mundo", o que a espécie produz é, na verdade, uma inflorescência, isto é, um conjunto de flores em uma estrutura compacta que pode chegar a mais de 3 metros de altura. O odor que ela exala é normalmente descrito por uma mistura de "uma mistura de açúcar-queimado com peixe-podre", que atrai moscas e besouros, seus polinizadores. Por conta disso, recebeu o nome de "flor-cadáver” (ou corpse-flower, em inglês).


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on ""Flor-cadáver""

Nanael Soubaim disse...

A Natureza á sábia, uma flor assim tem que ser rara mesmo, já as rosas são abundantes.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails