Holograma não exige óculos 3D

À primeira vista, o objeto parece uma chapa de plástico comum. Ao incidir uma luz de LED, figuras e relevos surgem da chapa como plantas crescendo da terra. É uma holografia, tecnologia que deixa de ser assunto de filmes de ficção científica e começa a ser acessível comercialmente. A empresa Zebra Imaging, dos Estados Unidos, é destaque no setor. Ela está fazendo muito sucesso nos EUA com sua impressão holográfica - mencionada acima -, na qual lasers gravam os relevos em uma placa coberta com um filme especial. E, para ver as imagens, não é necessário nenhum óculos 3D.

A tecnologia não é apenas uma curiosidade científica. Ela já é usada por vários setores estratégicos do governo americano, como o Departamento de Defesa. A holografia permite que se reproduzam, em três dimensões, relevos, mapas e imagens, que podem ser examinadas de vários ângulos e de maneira detalhada. Imagine a utilidade da tecnologia para um pelotão de soldados, que pode examinar a geografia de uma cidade antes de adentrá-la. Ou uma companhia de petróleo, que examina toda a topografia de um local onde pretende implantar um poço.

Mas a holografia da Zebra Imaging não é útil apenas para usos bilionários. Ela pode representar o fim das maquetes, por exemplo, no planejamento de um empreendimento imobiliário. O preço já está amigável: de US$ 1.500 a US$ 3.500, dependendo da complexidade e do tamanho da figura. Para fazer com que imagens cresçam do nada, a empresa usou técnicas de programação em 3D com pixels especiais, chamados hogels, que contêm informações em três dimensões. Confira abaixo alguns vídeos da novidade da Zebra Imaging.

By: PEGN.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Holograma não exige óculos 3D"

Nanael Soubaim disse...

Basta forrar uma sala com esta tecnologia e se tem um cenário instantâneo, sem que os actores precisem de marcação. Imagine uma cabine telephonica...

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails