Mais mistérios de Mona Lisa

 101213115715_mona_lisa_226x283_publicdomain

Um pesquisador italiano diz ter encontrado um código secreto incluído na pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que poderia ajudar a revelar a identidade da modelo retratada no quadro.

Segundo Silvano Vinceti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização de Bens Históricos, Culturais e Ambientas, o código estaria inscrito nos olhos da Mona Lisa, na forma de letras microscópicas, não visíveis a olho nu.

Ele diz ter identificado as iniciais LV, de Leonardo da Vinci, pintadas em preto sobre o marrom-esverdeado da pupila direita da Mona Lisa ou La Gioconda, como o quadro também é conhecido.

No olho direito, ele diz ter identificado as iniciais CE ou possivelmente a letra B. No fundo da pintura, estariam os números 72, ou L2 se invertidos.

Para Vinceti, essas inscrições seriam a chave para revelar a identidade da modelo da pintura.

“Examinamos a pintura em detalhe e pedimos a análise de pintores experientes, que confirmaram que é pouco provável que esses sinais tenham sido colocados lá por acaso”, diz ele.

Teorias

Várias teorias já foram aventadas sobre a identidade da Mona Lisa, incluindo a de que ela seria um autorretrato do pintor.

Um estudo da Universidade de Hidelberg, em 2005, identificou-a como Lisa Gherardini, mulher do rico mercador florentino Francesco del Giocondo.

Em janeiro, o próprio Silvano Vinceti havia pedido a exumação dos supostos restos de Da Vinci, enterrados no Castelo de Amboise, no Vale do Loire, na França, para tentar comprovar a tese de que a pintura era um autorretrato.

O pesquisador italiano pretende revelar a identidade da Mona Lisa em um livro, Il Segreto degli occhi della Gioconda (O segredo dos olhos de La Gioconda), cujo lançamento deve ocorrer no mês que vem.

Vinceti é conhecido na Itália por seu envolvimento em teses polêmicas relacionadas aos grandes mestres da arte clássica.

Neste ano, ele também anunciou ter identificado os restos perdidos do pintor Caravaggio.

By: BBC BR.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Mais mistérios de Mona Lisa"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails