Viagem: armadilhas do câmbio

cambio

Em tempos de dólar em baixa, o brasileiro comemora e vai às compras no exterior. Mas, como prudência nunca fez mal a ninguém, especialistas em finanças pessoais advertem que o bom momento no câmbio pode esconder perigosas armadilhas, principalmente no item que virou a coqueluche de hoje: o cartão internacional. Alguns detalhes - que fazem diferença no bolso - devem ser observados, como o pagamento de taxas extras no ato da compra (o IOF, de 2,38%, é uma delas) e atenção ao limite dos gastos e ao valor da cotação da moeda americana no dia do fechamento da fatura.

O educador financeiro Mauro Calil defende o uso do cartão apenas como um instrumento de socorro em casos de situações atípicas. O ideal, segundo Calil, é que o viajante leve em dinheiro o montante destinado às compras - e que faça um planejamento prévio para evitar surpresas desagradáveis.

- Um bom exemplo da necessidade do cartão de crédito foi quando o vulcão da Islândia entrou em erupção, em abril do ano passado, gerando um caos na Europa. Nessas emergências, ele ajuda. Outra vantagem é comprar passagens aéreas com cartão, que oferece vantagens, como seguro para bagagem e acidente pessoal. Mas o ideal é já levar em dinheiro o que for gastar em compras - afirma.

Um dos pontos mais importantes ressaltados pelos analistas é que a cotação do dólar no dia de fechamento da fatura do cartão é quase sempre diferente do câmbio do dia de pagamento da mesma. Na verdade, existem três datas que precisam estar na cabeça do consumidor: o dia da compra, o dia do fechamento da fatura pelo cartão de crédito e o dia do pagamento da fatura. Na hora da compra o dólar pode estar barato, mas o câmbio pode mudar muito até o dia do fechamento da fatura pelo cartão. E, se entre a data do fechamento da fatura e a data da compra também houver variação no câmbio, isso será acertado (para mais ou para menos) na fatura seguinte do cartão.

Continuem lendo >>>


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Viagem: armadilhas do câmbio"

Nanael Soubaim disse...

Em resumo, jamais comprar na empolgação.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails