Cuba desbloqueia blogs

image

Cubanos que vivem na ilha comunista puderam acessar ontem pela primeira vez o blog Generación Y, da dissidente Yoani Sanchez, ganhadora de vários prêmios internacionais. Sem anunciar publicamente, o regime castrista retirou a página da lista de endereços de internet censurados.

"Na longa noite de censura, uma pequena brecha se abriu. Meu blog Generación Y voltou a receber luz da ilha", disse Yoani em sua conta no Twitter.

A página da dissidente foi tirada do ar em 2008, quando ela ganhou o prestigioso Prêmio Ortega y Gasset de jornalismo, na Espanha. No mesmo ano, a cubana de 35 anos apareceu na lista das cem pessoas mais influentes do mundo da revista Time. Yoani ganhou vários outros prêmios internacionais, mas o governo apreendeu seu passaporte e não permite que ela deixe Cuba.

O Generación Y descreve as dificuldades políticas e da vida comum sob o regime dos irmãos Raúl e Fidel Castro. Embora tenha grande repercussão internacional - seu conteúdo é diariamente traduzido em 15 idiomas -, o blog é pouco conhecido em Cuba, onde poucos têm acesso à internet. Mais de 100 mil pessoas seguem Yoani no Twitter.

Na mira. A internet tornou a blogueira uma das principais vozes da oposição ao regime castrista fora de Cuba. A fama fez o governo passar a atacá-la com frequência em suas publicações impressas e online.

Um vídeo divulgado na semana passada mostra uma reunião de autoridades cubanas discutindo sobre como a internet se tornara o novo "campo de batalha" contra os EUA. Yoani era citada várias vezes na conversa.

Uma joint venture cubano-venezuelana está instalando um cabo submarino de fibra ótica de 1.600 quilômetros que, pela primeira vez, levará internet rápida à ilha. A obra deve terminar no fim do mês. A expectativa, porém, era a de que a melhora no acesso não reduzisse o controle de conteúdo imposto por Havana. O governo cubano não deu explicações sobre o fim da censura ao blog de Yoani.

By: Estadão




Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Cuba desbloqueia blogs"

Nanael Soubaim disse...

O vídeo foi encenação. As exigências de Obama para conversar sobre o fim dos embargos pesaram muito. O que se toma pela força, só se mantém pela força, mas a força é efêmera.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails