A garrafa de cerveja mais antiga do mundo

Finland-Beer1

Não há limites para quem curte uma cervejinha. E nem para a curiosidade do pessoal da ciência. Pesquisadores finlandeses estão examinando amostras da cerveja mais antiga já encontrada para determinar a composição e descobrir a “receita” da bebida. E pretendem reproduzi-la em laboratório para a gente experimentar.

A tal cerveja foi encontrada em julho do ano passado em um návio naufragado no Mar Báltico, no nordeste da Europa, e data de algum momento entre 1800 e 1830. Foram recuperadas cinco garrafas, além de várias outras de champagne.

Segundo a BBC, quatro degustadores profissionais já provaram a bebida histórica. E como ela é, hein? “Eles disseram que tinha gosto de algo bem velho“, disse a pesquisadora Annika Wilhelmson, do Technical Research Centre, o instituto que está cuidando da análise, lá na Finlândia. Mas ok, isso a gente já imaginava. Não dá para especificar um pouquinho mais, Annika? “Era um tanto ácida. Mas isso pode ser efeito da fermentação que aconteceu na garrafa”. Ok, já deu para ver que a descrição não vai melhorar muito.

Sendo gostosa ou não, agora os caras vão analisar a composição da bebida e tentar revivê-la. E tem que ser mesmo muito fã da loirinha para investir nessa, porque o processo não vai ser fácil. “Vamos ter que fazer muita interpretação. Precisamos analisar o que essa cerveja é hoje e começar a pensar no que ela era (…) quando estava fresca, porque claramente não está fresca agora”, explica Annika.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "A garrafa de cerveja mais antiga do mundo"

Nanael Soubaim disse...

E alguém toma vodica porque é gostosa?

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails