O arrependimento dói

images (19)

Uma universidade canadense desenvolveu um estudo mostrando que os arrependimentos, se não superados, deixam as pessoas mais propensas a ficarem doentes. De acordo Carsten Wrosch, um dos autores do trabalho, o estresse emocional proporcionado pelo arrependimento pode desregular os hormônios e o sistema imunológico da pessoa, o que a torna mais vulnerável às doenças.

Mas como todo mundo acaba tendo algum arrependimento na vida, os pesquisadores também se preocuparam em procurar uma maneira de resolver o problema. Alguns podem achar que se espelhar em alguém que está "de bem com a vida" pode ajudar, mas o que os pesquisadores observaram é que as pessoas começaram a se sentir melhor fazendo exatamente o contrário, ou seja, observando alguém que está passando por dificuldades maiores que as delas.

Este é um mecanismo comum para lidar com os problemas. As pessoas que encontram alguém em pior situação começam a se sentir melhor consigo mesmas e por isso ficam menos propensas a problemas de saúde porque conseguem lidar mais facilmente com a situação.

Além de Carsten Wrosch, o estudo foi conduzido pela Dra. Isabelle Bauer e publicado no Boletim de Psicologia da Personalidade e Social. Cento e quatro adultos participaram da pesquisa.

By: Estadão


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "O arrependimento dói"

Nanael Soubaim disse...

Me impressiona a capacidade que eles têm de descobrir o que já é sabido, e se apropriarem do conhecimento como algo comlpetamente novo, meu avô já dizia isto nos anos setenta e mostrava exemplos práticos. Pelo menos agora os engomados sabem porque os políticos preferem não saber e negar as conseqüências de seus actos.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails