O fim da obrigatoriedade de visto para brasileiros nos EUA

images

O fim da obrigatoriedade de visto para brasileiros que viajam aos Estados Unidos está em pauta. Em visita ao Brasil, entre os dias 19 e 20 de março, o presidente americano Barack Obama poderá anunciar a dispensa, que beneficiaria também os seus compatriotas.

Geralmente, se a rejeição de vistos recua a níveis inferiores a 5%, o país emissor de turistas para os Estados Unidos entra no chamado Visa Waiver Program, programa que dispensa a necessidade de carimbo no passaporte. A rejeição de vistos para brasileiros já estaria em patamares compatíveis com a dispensa.

A questão é, antes de tudo, econômica: turistas brasileiros (890 mil em 2009) gastaram US$ 4,4 bilhões nos EUA. Por outro lado, No mesmo período, 13 milhões de mexicanos foram aos país e gastaram um total estimado em US$ 8 bilhões.

Em 2009, ainda segundo dados da U.S. Travel Association, que reúne a indústria do turismo norte-americana, os EUA receberam 54,9 milhões de visitantes estrangeiros.

A lista dos 20 maiores mercados de 2009, incluindo os fronteiriços México e Canadá, colocou o Brasil em 7º lugar. Novos números mostram que, em 2010, 1,2 milhão de brasileiros foi aos EUA (aumento de 35% em relação a 2009).

O que chama a atenção não é o número absoluto de brasileiros nos EUA, mas, sim, o montante dos gastos e o crescimento.

By: Espaço vital


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "O fim da obrigatoriedade de visto para brasileiros nos EUA"

Dani Gomes disse...

Informação muito útil e positiva. Gostei!

http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

Nanael Soubaim disse...

Não sou mongo de acreditar que um país historicamente belicista, derrepente ficou bonzinho. O próprio Obama não esconde que há necessidades profissionais no meio... Mas esta notícia é muito boa para os cidadãos comuns de ambos! Um de meus planos para um futuro (talvez) distante, é abrir uma empresa aqui com (simultâneamente) uma filial em alguma cidade pequena de lá, poder entrar sem tantos protocolos, para averiguar sem compromissos, facilita tudo.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails