Procon: consumidor e as compras de Páscoa

peixes

Para peixes frescos, o órgão pede a atenção do consumidor quanto à textura e cheiro da carne. O vendedor precisa estar devidamente uniformizado com avental e luvas para o manuseio dos produtos.

Para o camarão, os crustáceos devem também ser firmes, com a carapaça presa ao corpo e o odor deve ser característico do produto, sem ser forte demais.

Já para os peixes em postas, o ideal é que eles sejam cortados na hora da compra. Se estiverem cortados é importante a observação da textura da carne, que deve estar firme. Produtos embalados com muito gelo por fora não significa que o peixe esteja adequado para consumo, mas sim que, provavelmente, ele foi congelado, descongelado e recongelado, o que o torna impróprio para consumo.

A observação da data de validade que também é muito importante.

Ovos de Páscoa

Antes de comprar ovos de Páscoa, é importante verificar a data de validade e os seus ingredientes, além da especificação do peso do produto.

O consumidor deve ter cautela ao adquirir produtos promocionais e ficar atento quando há brinquedos no interior do produto. Também é importante verificar a presença do selo do Inmetro e da faixa etária para qual é indicado.

Light e Diet

O consumidor que optar por ovos nas versões light e diet deve observar se os produtos estão isentos ou contêm porções reduzidas de açúcar e energia. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os alimentos diet têm quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de alguns nutrientes, enquanto os light apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido, quando comparado a um alimento convencional.

Sobre chocolates sem açúcar, a Anvisa afirma que, embora estes produtos não tenham açúcar como ingrediente, eles apresentam mais gordura do que os chocolates convencionais e, por isso, o consumo deve ser moderado.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Procon: consumidor e as compras de Páscoa"

Nanael Soubaim disse...

Ovos diet e light podem ser vendidos em drogarias, pois são alimentos funcionais. A Anvisa sempre dando a notícia pela metade!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Com o aniversário do meu pai em 17 de abril, eu fui me meter na enrascada de combinar de preparar bacalhau para o almoço logo numa época em que o preço vai às alturas.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails