E a Terra parece… uma batata

Estamos acostumados a imaginar o nosso planeta bonitinho, redondinho feito uma bola de bilhar, né? Não é bem assim. A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou no dia 31 de março, um novo geoide (um modelo físico criado para mostrar o formato da Terra) que não deixa dúvida: ele parece uma batatona esquisita girando no espaço.

earth

O modelo, construído a partir de observações via satélite (clique para vê-lo de outros ângulos e em movimento no site da ESA), foi feito para ilustrar a ação da gravidade nas diferentes partes do planeta – nas áreas amarelas, ela é mais forte; nas azuis, mais fraca; nas vermelhas, média.

A ideia nem era mostrar que a Terra é toda esquisitona, e sim usar esse geoide como referência para medir os efeitos das mudanças climáticas, como a movimentação dos oceanos e o aumento nos níveis do mar, e até para entender melhor os processos que causam terremotos – e, quem sabe, ajudar a prevê-los.

By: Superinteressante.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "E a Terra parece… uma batata"

Nanael Soubaim disse...

Graças à Deus! Já pensou se fosse redondinha, sem nenhum desnível para superar? Furacões e tsunamis seriam muito piores.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails