Gripe: Campanha de vacinação começa segunda-feira

vacina

Começa na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe sazonal deste ano e que vai imunizar os grupos também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Em todo o país, a estimativa é imunizar de 24 milhões a 30 milhões de pessoas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a vacina muda a cada ano e tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ressaltou que este ano não haverá uma campanha de vacinação específica para a imunização contra a gripe suína. Ele lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o alerta de pandemia e que os casos registrados são esporádicos.

Em 2011, além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde também vão receber a vacina contra a gripe sazonal. A campanha começa no dia 25 de abril e segue até 13 de maio. O Dia de Mobilização Nacional contra a gripe será em 30 de abril.

O Estado de São Paulo deve vacinar 5,5 milhões de pessoas contra a gripe comum e a gripe suína. O número corresponde a 80% dos 6,8 milhões de idosos, gestantes, crianças com idade de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais de saúde.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, essa é a primeira vez que a vacina contra a gripe comum vai imunizar também contra a gripe suína A. No ano passado, as duas campanhas aconteceram, mas em épocas diferentes.

A campanha neste ano deve continuar até 13 de maio.

– A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias –, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Cada pessoa deve tomar uma dose, com exceção das crianças, que têm que receber duas, que deve ser aplicada 30 dias após a primeira.

By: My Blog Health


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Gripe: Campanha de vacinação começa segunda-feira"

Nanael Soubaim disse...

Começou a temporada de marmanjo chorando por medo de uma agulha!

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails