Aumento de ingestão de cálcio não reduz o risco de osteoporose e fraturas futuras

calcio

Quantidades moderadas de cálcio (cerca de 700 mg por dia) são vitais para manter a saúde dos ossos, mas não há necessidade de começar a aumentar a ingestão da substância para reduzir os riscos de fraturas ou osteoporose no futuro, segundo estudo publicado no British Medical Journal.

Conforme as pessoas envelhecem, os ossos perdem cálcio e há mais riscos de fraturas e osteoporose, especialmente para as mulheres. "Com o envelhecimento da população, essa carga vai aumentar nos próximos anos. Impedi-la é uma questão de saúde pública", escrevem os autores, liderados por Eva Warensjö, da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Em vez de investigar a relação entre a ingestão prolongada de cálcio e os riscos de fraturas, os autores revisaram dados de um grande estudo populacional feito com mulheres na Suécia, em 1987. Mais de 61.433 mulheres (nascidas entre 1914 e 1948) fizeram parte do Estudo Sueco de Mamografia e, dessas, 5.022 participaram em um subgrupo de pesquisa. Todas as participantes foram acompanhadas por 19 anos.

Durante o acompanhamento, 14.738 (24%) mulheres tiveram uma primeira fratura e, dessas, 3.871 (6%) tiveram uma primeira fratura de quadril. Vinte por cento do subgrupo tiveram osteoporose.

Os pesquisadores usaram uma serie de questionários para ganhar profundidade no conhecimento dos participantes, mudando a dieta e, em particular, sua ingestão de cálcio e uso de suplementos e vitaminas.

As mulheres também forneceram informações sobre menopausa, se faziam ou não terapia de reposição hormonal , peso, altura, se fumavam ou não, o quanto faziam de atividade física e nível de escolaridade.

Os resultados mostraram que as mulheres tinham menor risco de fraturas quando ingeriam cerca de 750 mg por dia de cálcio. Mas os riscos nas mulheres que começaram a aumentar a ingestão de cálcio não diminuiu.

Os autores então concluíram que enquanto a baixa ingestão de cálcio (menos de 700 mg por dia) aumenta o risco de fraturas e osteoporose, o aumento da ingestão não diminui esses riscos.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Aumento de ingestão de cálcio não reduz o risco de osteoporose e fraturas futuras"

Nanael Soubaim disse...

Seguinte, o cálcio é como um tijolo. Tijolo não anda nem se assenta sozinho. Sem vitaminas e exercícios, o corpo não terá como nem porquê calcificar os ossos, para ele seria consumir energia desnecessária. Sem nutrição e movimentação, o cálcio não se fixa.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails