Impressora 3D portátil

impressora-3D-20110518161057

Markus Hatzenbichler e Klaus Stadlmann com a sua micro-printer

 

Um projeto de pesquisa na Áustria conseguiu transformar impressoras 3D em objetos do dia a dia.

Na Vienna University of Technology, o protótipo criado por uma equipe interdisciplinar tem o tamanho de uma caixa de leite, pesa 1,5 kg, e custa apenas 1.200 euros – valor que deve diminuir se produzido em escala.

As impressoras capazes de produzir objetos tridimensionais não são uma novidade, porém seu alto custo e tamanho impedem que sejam utilizadas na casa das pessoas para, por exemplo, criar peças sob medida.

O principio básico da impressora 3D é simples: ela forma objetos depositando finas camadas de resina sintética, que endurece quando iluminada por poderosos feixes de luz. A cada camada, somente os pontos certos recebem iluminação. A técnica permite produzir objetos complicados, com recortes internos impossíveis de se obter com moldes. Por isso, suas aplicações variam tanto – desde customização de aparelhos de audição até a fabricação de bijuterias, por exemplo.

O protótipo de Viena, elaborado por Klaus Stadlmann e Markus Hatzenbichler, é ideal para estas atividades por possuir boa resolução: cada camada aplicada tem 1/20 de milímetro de espessura, o que lhe dá uma grande precisão. A máquina, no entanto, não é voltada para produção em massa, mas sim para pequena escala, com peças customizadas.

O trabalho foi feito unindo esforços da equipe de engenharia mecânica e de química da universidade – estes últimos determinaram quais materiais sintéticos poderiam ser usados na impressão. O próximo passo é buscar novo materiais, como cerâmicas, polímeros e até substâncias biodegradáveis. A equipe também quer diminuir ainda mais o tamanho da impressora e torná-la mais barata.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Impressora 3D portátil"

Nanael Soubaim disse...

Estou esperando por isso, rapazes.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails