Novo Plástico...

Carros arranhados e sapatos surrados poderão se transformar, em breve, em coisas do passado. Cientistas criaram um revestimento plástico 'autorreparável' que desaparece com marcas e deformações em segundos. Melhor ainda, não importa quantas vezes a área é danificada — ela se recupera sempre que há um dano. Basta aplicar um pouco de luz ultravioleta. O trabalho foi publicado no periódico inglês Nature.

Cientistas da Western Reserve University (EUA), desenvolveram um plástico feito de longas cadeias de hidrocarbonetos colados uns nos outros por peças de metal. Quando o material é iluminado por luz ultravioleta, o metal se aquece e o plástico derrete, desaparecendo com qualquer arranhão ou deformidade.

Os pesquisadores acreditam que a nova tecnologia poderá ser usada para fabricar bolsas, móveis, janelas, pisos, pneus e até óculos — poupando gastos e frustração na hora de consertar coisas estragadas. Em testes de laboratório, riscos profundos feitos no material com uma lâmina levaram menos de um minuto para se restaurarem.

Quando a luz ultravioleta é desligada, o revestimento de plástico solidifica-se de novo e toma aparência de ‘novo em folha’. "Criamos um material que consegue se desfazer quando exposto à luz. Quando isso acontece, as moléculas preenchem a parte danificada e o sistema se cura", disse o engenheiro Stuart Rowan, líder da pesquisa, em entrevista ao jornal inglês Daily Mail.

Com o tempo, acredita Rowan, os sistemas de lavagem de carro poderão ser equipados com luz ultravioleta. Assim, além de limpos, os carros sairiam com tinta e polimento perfeitos. Embora plásticos 'autorreparáveis' tenham sido desenvolvidos antes, a maioria deles precisa de muito calor para iniciar o processo de conserto. A luz ultravioleta torna o sistema mais rápido, fácil e mais preciso, afirmam os cientistas.

,

By: Veja


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Novo Plástico..."

Nanael Soubaim disse...

Eis aí uma pesquisa útil. Agora se poderá utilizar policarbonato em vez de vidro nas janelas dos carros, que a recuperação de arranhões fica fácil e barata.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails