Sapatilhas de corrida

foto_A11270020_0034_4_C

A discussão sobre correr descalço, prática que conquista cada vez mais adeptos nos EUA, vai aumentar no Brasil com a chegada da FiverFingers e outros modelos que prometem proteção, mas não amortecimento. Quando peguei a FiveFingers pela primeira vez, pensei se teria mesmo coragem de correr com ela. A ideia de ficar sem amortecimento me assustava. Isso sem falar no fato de me sentir personagem de Avatar - da turma daquele povo azul mesmo. Os dedos dos pés ali me olhando...

As primeiras passadas são estranhas para quem está acostumado a pisar primeiro com o calcanhar, o que acontece quando se calça tênis. Mas logo o corpo se ajusta. E comecei a tocar o solo com a planta do pé. E aí a sensação de liberdade é total, pois o movimento é natural. Me senti leve e fiquei mais rápida. Meus joelhos - sempre prontos para reclamar - ficaram silenciosos. A panturrilha incomoda um pouco, mas nada demais. A sensação de leveza me tentou a correr mais, porém, seguindo os conselhos do próprio fabricante, parei ainda com todo o gás.

foto_A11270023_0133_4_C

O próximo teste foi na areia fofa. Aí a sapatilha é tudo de bom. Adeus preocupação com lixo, com os terríveis palitos de queijo de coalho que muita gente mal educada deixa na areia e que podem ferir gravemente os pés. Ela protege e não incomoda com areia e calor. Como na areia o impacto é baixo, a preocupação com a falta de amortecimento não existe.

A terceira experiência foi na academia, para fazer exercícios de equilíbrio e musculação. Bem, se na rua as pessoas já olham espantadas para a FiveFingers -no meu caso, azul turquesa - na academia é impossível não chamar a atenção. Todo mundo fica curioso com aquele sapato, digamos assim, arrojado. Mais uma vez, a sapatilha vale a brincadeira. Eu me senti muito mais estável e segura. Também fiz mais facilmente exercícios de equilíbrio na bola e no bosu. E $trabalho de panturrilha ficou mais puxado, já que amplitude do movimento é maior, devido à flexibilidade total.

Muitos especialistas veem as sapatilhas com desconfiança e alertam que a falta de amortecimento pode lesionar as articulações. Já os defensores da corrida descalça afirmam que o risco de lesão é menor porque o movimento se torna o natural do corpo humano, o que é impossível de alcançar com tênis. Além disso, dizem, quem costuma sempre usar tênis com amortecimento não exercita os músculos dos pés, o que favoreceria as lesões. Mais estudos ainda terão que $feitos antes de se saber quem tem razão. Talvez o que valha para certas pessoas não seja o ideal para outras, em função de biotipo e condicionamento físico.

Para quem quiser testar, a dica do fabricante, a Vibram, e de professores de educação física com quem conversei é ir se acostumando gradualmente ao novo calçado, correndo menos do que o normal, ou mesmo alternado treinos de tênis convencional e sapatilha. A FiveFingers pode ser encontrada nas lojas Track & Field (www.tf.com.br), em três modelos, com preços entre R$ 289 e R$ 309.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Sapatilhas de corrida"

Nanael Soubaim disse...

Não são sapatilhas, são sapétilhas... e caras!

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails