Ministro considera a anulação de união homoafetiva um "atentado" contra o STF

O ministro do STF Luiz Fux disse ontem  (20) que a decisão do juiz Jerônymo Pedro Villas Boas, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia, de anular o contrato de união estável entre um casal homossexual pode ser cassada no STF se houver reclamação formal contra a decisão.

Também de acordo com Fux, a atitude do juiz pode ser avaliada e revista por órgãos disciplinares do Judiciário. Segundo o ministro, se o juiz foi contra o entendimento da suprema corte, sua decisão pode ser considerada "um atentado" passível de revisão.

"Se ele foi contra o entendimento do STF, eu entendo isso como um atentado à decisão da suprema corte, o que é passível de cassação através de reclamação", afirmou.

O ministro destacou que a reclamação é um recurso cabível quando há o descumprimento de uma decisão do Supremo. "O mais importante é que se revogue a decisão dele para se permitir que aquele casal homoafetivo possa lavrar uma escritura de união estável", acrescentou Fux.

Fux reconhece a regra geral de que "o juiz é independente", mas ressalta que "a partir do momento em que o Supremo assentou uma tese jurídica vinculativa para todo o Brasil, todos os juízes devem cumpri-la sob pena de atentado contra a decisão da Corte Suprema do Brasil", afirmou.

Ele finalizou afirmando que "as reclamações sempre trazem um resíduo funcional; então, sempre se encaminha aos órgãos disciplinares, para que a autonomia judicial não prejudique o povo".

 

Pelo visto, o babaca vai se danar...


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Ministro considera a anulação de união homoafetiva um "atentado" contra o STF"

Nanael Soubaim disse...

Respeito à hierarquia é o mínimo do mínimo que um membro deve ter, quando isto acaba, é melhor ele sair do grupo para não gerar traumas e precedentes destructivos.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails