"Dia do Miojo"

“Me joga na panela, me chama de miojo, espera três minutos e vem que está gostoso!”…

images (8)

 

Precisaria ser no dia do meu aniversário? Pois é, no dia 25 de agosto de 1958, o taiwanês naturalizado japonês Momofuku Ando descobriu uma maneira de preparar macarrão em apenas 3 minutos. Assim surgiu o Nissin Lámen, conhecido no Brasil por “Miojo”. No país, o macarrão instantâneo é fabricado desde 1965, época em que alimentos de preparo fácil ou enlatados eram raros no mercado.

images (12)

Por causa da descoberta de do Sr. Momofuku Ando, comemora-se no dia 25 desde mês o Dia do Miojo. Para a festa, a Nissin contará com a ajuda de três restaurantes paulistanos: Carlota, Boa Bistrô e Capim Santo. Apenas nesta data, serão servidos pratos elaborados especialmente com macarrão instantâneo da marca.

Carla Pernambuco, chef e proprietária do Carlota, ainda está elaborando sua releitura gourmet do miojo, que nunca foi servido antes no estabelecimento. “Eu o considero uma comfort food”, diz. “Combina com cogumelos, frango, legumes ou carne à milanesa com molho agridoce”.

Para Morena Leite, do Capim Santo, o seu miojo vai sair das lembranças da adolescência. “Foi um alimento muito presente em minha vida jovem”, afirma. “Agora, faz parte da vida da minha filha pequena. Prepará-lo de forma sofisticada vai torná-lo mais adulto”. O macarrão elaborado pela chef é acompanhado por lagosta salteada com raspas de limão cravo. Para fazer em casa, Morena sugere substituir a lagosta por camarão ou frango, sem esquecer as raspas de limão cravo: “Ele é bem rústico e garante o aroma especial da receita”. (via )

Miojo ou macarrão instantâneo, nada mais é do que um macarrão qualquer. O problema está no tempero que vem num sachê, que acompanha o miojo.
O dito cujo tempero tem muito sal, sódio, conservantes etc. Sem contar que muita gente diminui a água do preparo. A quantidade de água não é pré-determinada sem um motivo. O Sr. Momofuku perdeu um tempão para poder achar a medida exata e a gente acaba mudando tudo. Posso apostar que ele se revira no túmulo.

Na embalagem vem descrita a quantidade de água para cada tipo. Quando se muda isso, o sabor e o sal ficam mais fortes. Portanto, ao preparem um Miojo,o correto é não modificar ‘a receita’.

miojo 5

Aqui em casa, todos comemos vez ou outra e, não ligamos de dispensarmos o tal tempero. Sempre tenho a mão carne moída e legumes preparada com molho; músculo, coxão duro ou mole, franguinho de panela, além vários legumes como por exemplo: couve, brócolis, abobrinha, cenoura ralada, repolho etc. Assim, com as carnes em molho e mais os legumes, não há razão para colocarmos o tempero. Fica tão bom quanto ou até mais saboroso e mais semelhante a um prato de macarrão como outro qualquer.  Eu amo colocar no meu miojo agrião picado ou rúcula em grande quantidade. Eis a dica.


E aí, alguém tem alguma sugestão de receita de miojo incrementado? Se sim, deixe-a nos Comentários que publicarei.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on ""Dia do Miojo""

Nanael Soubaim disse...

Também dispenso o temperinho que o acompanha. Eu gosto de jogar o macarrão ainda quente sobre pedaços de mussarela e frango desfiado, misturar e salpicar um tempero bem suave.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails