Jerry Leiber morre aos 78 anos

leiber-morreu-de-falha-cardiopulmonar-no-hospital-cedars-sinai

O rock hoje está de luto com a morte de Jerry Leiber (22/08/11), um dos maiores compositores de todos os tempos. Ao lado de seu parceiro Mike Stoller, Leiber criou centenas de canções que se tornaram clássicas na voz de Elvis Presley, Drifters, Coasters e inúmeros outros. Jerry Leiber tinha 78 anos e morreu vítima de insuficiência respiratória.

Apesar de serem brancos e judeus Leiber e Stoller tinham grande talento e sensibilidade para entenderem a música negra. Era comum que artistas negros ficassem perplexos quando descobriam que os autores daquela canção que eles acabaram de gravar eram dois branquelos.

Leiber geralmente era o responsável pelas letras das canções. De suas mãos saíram os versos imortais de Stand By Me (Ben E. King), Jailhouse Rock (Elvis Presley) e Hound Dog gravada originalmente por Big Mama Thornton e elevada à estratosfera por Elvis. Vale lembrar que ele sempre detestou as mudanças na letra feitas pelo Rei do Rock, ainda que obviamente não tenha reclamado tanto quando a canção vendeu 7 milhões de cópias.stand by me

À dupla também cabe os louros de trazerem o bom humor para o R&B e rock 'n roll, especialmente com as divertidas composições que fizeram para os Coasters, como Poison Ivy, que por aqui se tornou conhecida como Erva Venenosa.

Com a chegada dos Beatles e Bob Dylan com a política de que os artistas deveriam também serem autores de seu material, Leiber e Stoller perderam espaço, mas eles sempre continuaram juntos.

De qualquer forma eles não precisavam fazer mais nada. Artisticamente eles já haviam deixado uma obra de enorme relevo e os direitos autorais que ainda hoje as suas canções rendem foram mais do que suficientes para grantir uma vida das mais tranquilas para os dois.

"Stand By Me" está na lista das 25 melhores  músicas do Século XX.

Ouçam a imortal "Stand By Me"aqui na sua gravação original com Ben E. King.

 

 

"Hound Dog" com Big Mama Thornton

 

"Jailhouse Rock" com Elvis


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Jerry Leiber morre aos 78 anos"

Nanael Soubaim disse...

Quer mais uma má notícia? O ônibus da Eca-lypso chegou intacto ao seu destino, ninguém sofreu um arranhão sequer e a viagem foi tranqüila. Não é uma injustiça?

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails