Palocci outra vez? Nem morto...

gandini

Dr. João Gandini e a atual prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera

 

A comissão executiva municipal do PT de Ribeirão Preto aprovou na última segunda-feira a filiação ao partido do juiz aposentado João Gandini. O ex-juiz é o nome preferido do PT para disputar a prefeitura da cidade no ano que vem.

A filiação é mais um golpe duro contra o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci. Como juiz, Gandini foi o responsável durante três anos pelo processo no qual Palocci foi acusado de improbidade administrativa em uma licitação para compra de molho de tomate para as escolas municipais, quando o ex-ministro era prefeito de Ribeirão.

“Não me lembro do processo mas não é isso que está em discussão. Se o dr. Gandini tomou alguma atitude que possa ter prejudicado Palocci é porque estava cumprindo o dever dele como juiz”, disse o presidente do diretório municipal do PT de Ribeirão, Pedro Sampaio.

A assinatura da ficha de filiação aconteceu no sábado mas a entrada do juiz no PT foi homologada apenas na segunda-feira. Antes de fechar com o PT o juiz flertou com outros partidos como DEM e PSDB. Ao longo de 27 anos de magistratura, Gandini construiu uma reputação de homem ativo e incorruptível. Uma vez chegou a abandonar o gabinete para viver em uma favela da cidade.

Mas o processo que trouxe mais holofotes para o juiz foi aquele em que Palocci foi acusado de improbidade administrativa por exigir em um edital de licitação que o molho de tomate da merenda escolar tivesse ervilhas. Apenas uma empresa participante da licitação oferecia o produto. O Ministério Público interpretou a exigência como uma forma de driblar a concorrência. Palocci acabou absolvido pelo Supremo Tribunal Federal.

Embora não tenha chegado a julgar o caso, Gandini aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público transformando a acusação em um processo formal. Palocci não foi sequer consultado sobre a escolha do desafeto para disputar o cargo que ocupou duas vezes. “Não vejo problema apesar de não ter perguntado ao Palocci”, disse Sampaio.

A escolha do juiz não é o único indício de corrosão da base eleitoral de Palocci. O deputado Newton Lima Neto (PT-SP), ex-prefeito de São Carlos e desafeto do ex-ministro, inaugurou recentemente um escritório político em Ribeirão e tem atraído apoio de antigos aliados e colaboradores históricos de Palocci.

Newtão, como é conhecido o deputado, é desafeto de Palocci desde a campanha pela reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Na época, a afiliada regional de uma grande rede de TV decidiu escalar lideranças políticas locais para defender, na tela, seus respectivos candidatos a presidente.

Palocci acabara de deixar o Ministério da Fazenda em função do escândalo da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa e esperava usar o espaço para reabilitar sua imagem junto ao eleitorado da região. Newtão, no entanto, acabou impondo o nome do atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

“O Newtão não tem espaço no diretório de Ribeirão porque é de São Carlos. Mas enquanto deputado ele ocupa o espaço do Palocci porque o Palocci não é mais deputado. Hoje o Newtão é quem representa a região na Câmara”, disse o presidente do PT de Ribeirão.

 

By: Ig.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Palocci outra vez? Nem morto..."

Nanael Soubaim disse...

Palocci levou um piparote, deu no pinote e acha que filho de pobre não tem sorte. Já foi tarde, traidor da pátria!

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails