O presidente da Unica, Marcos Jank, estimou que o Brasil deverá importar 1,1 bilhão de litros de etanol anidro para atender à crescente demanda em meio a quebra de safra no centro-sul do país na temporada 2011/12.
Segundo ele, o volume estimado já considera a redução na mistura de etanol na gasolina, de 25% para 20%, anunciada pelo governo em agosto e prevista para entrar em vigor em outubro.
O executivo acrescentou que esta será a maior importação do produto nos últimos tempos, superando largamente os 78 milhões de litros da temporada passada.
Jank informou ainda que a safra atual deve ficar abaixo da última previsão feita pela associação. Segundo ele, a Unica ainda não tem o número preciso, mas adiantou que a moagem será inferior a 510 milhões de toneladas.
Vendas caem
As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul somaram 9,19 bilhões de litros no período de abril até 1° de setembro deste ano, o que indica uma queda de 16,17% em relação ao volume comercializado no mesmo período de 2010, segundo dados divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
De acordo com a associação, deste total, 8,33 bilhões de litros foram destinados ao mercado doméstico e apenas 863,09 milhões à exportação.
Do volume direcionado ao abastecimento doméstico, 3,17 bilhões de litros foram de etanol anidro e 5,17 bilhões de litros, do biocombustível hidratado.
Na última quinzena de agosto, as vendas de etanol atingiram 1,05 bilhão de litros, uma retração de 17,44% na comparação com o valor observado no mesmo período de 2010, que foi de 1,27 bilhão de litros. Segundo a Unica, do total vendido na segunda metade do mês, 107,40 milhões de litros destinaram-se ao mercado externo e 942,90 milhões ao mercado doméstico.
No mercado interno, as vendas de etanol anidro atingiram 332,69 milhões de litros e as do combustível do tipo hidratado chegaram a 610,21 milhões na segunda quinzena de agosto.
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1 comentários: on "Brasil terá que importar 1,1 bilhão de litros de etanol anidro"
É um momento oportuno para estimular seriamente o biodiesel e, para garantir mercado, liberar os motores de ciclo diesel em veículos de turismo.
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