Comprimidos antirraios UV

corais

Uma equipa de investigadores da Universidade King's College , em Londres, acredita que pode reproduzir sinteticamente o composto orgânico que permite aos corais protegerem-se contra os raios ultravioleta (UV).
Durante três anos, os cientistas analisaram corais da espécie Acropora, na Austrália, na tentativa de compreender o processo que lhes permite criar essa proteção. A estimativa é que, dentro de cinco anos, já exista um comprimido baseado no composto orgânico do coral, que permita às pessoas protegerem a pele e os olhos da radiação UV.
Atualmente, o cancro da pele é o tipo de cancro mais comum em indivíduos caucasianos. Segundo o
portal do Ministério da Saúde, 90% dos casos resultam da exposição solar excessiva e evitar o sol nas horas de maior intensidade de radiação UV, entre as 11h e as 16h, é a medida de prevenção mais aconselhada.

Por serem uma espécie ameaçada, não se poderia utilizar os próprios corais para a produção de um protetor contra os raios UV. No entanto, ao conseguirem identificar a forma como o composto se desenvolve, os cientistas, acreditam poder recriá-lo, sinteticamente, em laboratório, para o uso humano, possivelmente em forma de comprimido.
Segundo o estudo, é a relação de dependência mútua que existe entre o coral e as algas unicelulares que existem dentro dos seus tecidos que permite a produção do composto orgânico que protege contra a radiação solar.
A recolha noturna de amostras de corais na Great Barrier Reef, na Austrália, e a posterior exposição solar dos mesmos, permitiu observar o processo de produção do composto.
Os peixes que se alimentam dos corais também beneficiam de maior proteção contra o sol, de acordo com o estudo.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Comprimidos antirraios UV"

Nanael Soubaim disse...

Finalmente protetores solares realmente eficientes à vista.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails