Primeira Rede Social voltada para a cidadania

download (5)

Uma rede social focada exclusivamente no interesse público, criada para receber reclamações e avaliar o nível de satisfação dos cidadãos sobre a cidade em que vivem, foi lançada nesta quarta-feira, em São Paulo. O Brasil será o primeiro país do mundo a participar da rede, chamada "Myfuncity - Cidades Sustentáveis", que, segundo os criadores, é a primeira do mundo com esse enfoque e nível de sofisticação tecnológico. A ideia é fazer chegar a opinião dos moradores das cidades aos órgãos públicos de maneira fácil.

Nesta quarta-feira, a "Myfuncity - Cidades Sustentáveis" já está disponível para usuários no Facebook, em português e inglês, com compartilhamento no Twitter. No próximo dia 19 o aplicativo da rede para Iphone e Ipad poderá ser baixado gratuitamente na Applestore e haverá o lançamento internacional da rede nos Estados Unidos. No dia 30 de outubro, a versão para celulares que usam a plataforma Android estará disponível e em fevereiro de 2012, para RIM. Está previsto o lançamento também na Europa.

Nesta nova rede, o usuário se cadastra e ao fazer o login na rede social, o "Myfuncity - Cidades Sustentáveis" identificará num mapa o local onde o usuário está e sobre a qual responderá. No caso do Facebook, o internauta escreverá o endereço em que está. Depois, ele poderá dar a sua opinião - anonimamente ou não - respondendo perguntas de 11 temas relevantes de sua cidade: segurança, meio ambiente, limpeza urbana, transporte, nível de barulho, lazer, poluição visual, conservação de vias públicas, saúde, sinalização, arte e cultura. Para dar a opinião, bastará arrastar um botão sobre uma escala que mede o nível de satisfação em relação ao serviço público, numa escala de feições de agrado e desagrado tipicamente usada por internautas. Assim, por exemplo, o usuário encontrará perguntas como "Você está satisfeito com os parques públicos de sua cidade?" e responderá que sim arrastando um botão para um rosto sorridente. A cada hora, serão feitas perguntas diferentes sobre os temas.

O cidadão poderá escrever seu próprio comentário sobre os assuntos questionados, mandar fotos - como de um buraco de rua, por exemplo -, compartilhar suas opiniões com outros usuários e amigos no Facebook e no Twitter.

Além disso, o usuário sempre responderá sobre como está o seu humor naquele momento, pois os criadores da rede social acreditam que o humor de quem opinião influencia na avaliação feita.

Os cidadãos poderão ter acesso à opinião de outras pessoas sobre os temas perguntados e saber como o seu bairro está sendo avaliado.

Os órgãos públicos que se cadastrarem terão acesso às estatísticas, fotos e comentários dos usuários em tempo real.

Leia mais sobre esse assunto


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Primeira Rede Social voltada para a cidadania"

Nanael Soubaim disse...

Será que o Paulinho Groselha inscreverá Goiânia?

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails