A Rua Mais Linda do Mundo

Decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em junho de 2006, ficou conhecida não só pelas árvores que formam um túnel verde em sua extensão, mas também pela luta pela preservação mantida há anos pelos moradores e até por quem não reside nela.

rua-goncalo-de-carvalho14

goncalo-de-carvalho-01

00001791

Imagens de um enorme tapete de árvores, espremido em meio aos prédios, correram o mundo pela internet e deram à rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre, a fama de ser “a mais bonita do mundo”.

Em quase 500 metros de calçadas, estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos.

Moradores mais antigos contam que as tipuanas foram plantadas na década de 1930 por funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria no bairro.

rua-goncalo-de-carvalho11

goncalo02 (1)

Em 2005, a construção de um shopping nas proximidades trouxe o risco de mudanças nesse cenário, o que levou os moradores a se mobilizar.

Fotografias circularam entre grupos de ambientalistas, e o “túnel de árvores” se tornou cada vez mais conhecido. Em 2008, um biólogo português viu as fotos e escreveu em seu blog que era a rua mais bonita do mundo.

O apelido “pegou” e a rua ficou famosa na internet. “Traduziram [textos sobre o lugar] para inglês e tailandês. Passou a ser um viral”, diz o artista gráfico César Cardia, 59, da associação de moradores do bairro.

goncalo-de-carvalho00009

goncalo-de-carvalho-04

rua-mais-bonita

rua-goncalo-de-carvalho09

A divulgação deu certo: o calçamento de paralelepípedos foi mantido, o que evitou a impermeabilização do solo e preservou as tipuanas. Nenhuma árvore foi derrubada.

Blog do biólogo: goncalodecarvalho.blogspot.com

By: Porto Imagem e Eteignez Votre Ordinateur


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "A Rua Mais Linda do Mundo"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails