Aloooooouuu! Depois eu que sou a loira.
Demorou, heim? A OAB é uma entidade, ab-so-lu-ta-men-te, inerte. Se não levar cutucão, não reaje. Já não era sem tempo começar a (tentar) fazer algo.
Mas, isso não é obrighação só da OAB, do governo, ou seja lá quem quer que seja. A obrigação de exigir um bom ensio, escolas decentes é do aluno em primeiro lugar. Afinal, ele é consumidor e pode e DEVE exigir que a prestação de serviço seja eficaz. Só que no geral, dane-se! né? O importante é o diploma. Prá que mesmo, se até nosso prresidente tem um diploma ornamental?
Só que o dele dá muito lucro, mesmo estando só na parede. Ao contrário para os que se formam e têm de carregar uma bomba embaixo do braço.
Muia coisa ainda precisa mudar... haja paciência.
A OAB/MT vai estudar medidas judiciais contra o MEC para acabar com o "estelionato educacional" que vem imperando no Estado. O objetivo é responsabilizar o Governo Federal pela baixa qualidade no ensino jurídico praticado nas universidades. O anúncio da medida foi feito pelo presidente na Seccional, Francisco Faiad, ao divulgar o "ranking" de aprovação das universidades no Exame de Ordem. "Os índices estão muito aquém. E um dos componentes dessa situação é de responsabilidade do Governo", disse Faiad.
Cabe ao MEC, de acordo com a legislação, autorizar a abertura de cursos de direito nas universidades. Todos os procedimentos passam pela Ordem dos Advogados, mas a recomendação contra novos cursos há anos não vêm sendo obedecida pelo Ministério, a quem cabe a decisão final. "O resultado foi a proliferação de cursos", diz Faiad. Em Mato Grosso existem hoje 30 universidades. "Cabe também ao MEC fiscalizar esses cursos, mas, ao que demonstra, isso raramente vem sendo feito", lembrou.
No ano passado, o MEC baixou fiscalização em quatro cursos de Direito em Mato Grosso. Ainda assim, muito em função das pressões exercidas pela Ordem e,sobretudo, pelo baixo rendimento dos acadêmicos no Exame de Ordem e ainda no Enad. Mato Grosso sempre vem ocupando as últimas colocações nos resultados de exames de avaliação. [...]
1 comentários: on "OAB/MT x MEC"
Olá New.
O MEC tem que ser cobrado mesmo, afinal a educação é responsabilidade do governo, já que eles repassam grande parte da responsabilidade para a iniciativa privada, devem no minímo exigirem um ensino digno e não ficar liberando a criação e permanência de cursos de péssima qualidade só para ter benefícios financeiros.
Também os acadêmicos DEVERIAM cobra r melhor ensino, mas sabemos que para a grande maioria o importante é o "canudo" mesmo...mas depois sequer conseguem passar no exame da OAB...
Bjs.
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.