Lembrem-se, meninos: a dieta não exclui os exames já citados anteriormente.
Uma dieta pobre em gordura, principalmente de origem animal, e rica em frutas, legumes e verduras parece estar associada a uma diminuição no risco para esse tipo de câncer. Algumas substâncias têm sido apontadas como responsáveis por esse fator de proteção. Os estudos com Vitamina E, Vitamina D, Selenium e Lycopene (esse último presente nos tomates) na sua forma natural ou como suplementação dietética são os mais consistentes em demonstrar essa associação. Entretanto ainda há controvérsias sobre a real capacidade dessas substâncias em diminuir a mortalidade associada a esse tipo de câncer, além de não ter se esclarecido a forma e a quantidade em que estas substâncias se tornam especificamente benéficas.
De qulaquer forma é importante que se saiba: o câncer de próstata é um tumor que já ultrapassou em incidência o câncer de pulmão nos homens. É a terceira causa de morte mais freqüente entre pessoas do sexo masculino e entre os cânceres, superado apenas pelo câncer de pulmão no óbito. Sendo assim, torna-se imperioso o seu diagnóstico precoce e a sua prevenção.
Obesidade:
Estudos feitos pela Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle, publicado em 06.08.2002, mostram que limitar ao máximo as gorduras animais em 30% das calorias diárias, reduziria o risco do câncer de próstata para a metade, quando em estágio tardio, em relação aos que ingeriram mais de 30%. Apenas para exemplificar: se as necessidades diárias forem de 2.500 calorias, 750 calorias correspondem a 30%. Como sabemos que cada grama de gordura é igual a 9 calorias, devemos dividir 750 por 9 e teremos 83 gramas, que é o limite máximo de ingestão de gorduras de origem animal. Por outro lado, também sabemos que as gorduras saturadas não devem ultrapassar 10% das calorias diárias.
Abaixo, confiram alguns tópicos sobre certos alimentos que vêm angariando o reconhecimento de renomados especialistas em urologia sobre a possibilidade de prevenção do câncer de próstata:
Artigo publico no My Blog Health.
0 comentários: on "Dieta e prevenção do câncer de próstata"
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.