Brasil entre os piores


O Brasil ocupa um dos piores lugares no ranking de percepção de suborno transnacional divulgado no dia 09, pela organização não-governamental Transparência Internacional. Na lista, que classifica os 22 principais países exportadores segundo a propensão de suas empresas de pagar subornos quando fazem negócios no exterior, o Brasil está em 17º lugar, empatado com a Itália, à frente apenas de Rússia, China, México e Índia e atrás de nações como Taiwan e Coréia do Sul.

O ranking do Índice de Fontes de Suborno foi elaborado a partir de entrevistas com 2.742 executivos de 26 países desenvolvidos e em desenvolvimento, escolhidos segundo o volume de importações e a entrada de investimento estrangeiro direto. As entrevistas foram realizadas entre 5 de agosto e 29 de outubro de 2008.

A principal percepção destacada pela Transparência Internacional é a de que as empresas das potências econômicas em ascensão - como as que compõem o grupo conhecido como Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) - recorrem "habitualmente" ao suborno quando fazem negócios no exterior.

A Transparência Internacional ainda sublinha que "as empresas que operam no setor de obras públicas e construção são as mais propensas à corrupção do setor público e a exercer uma influência indevida sobre as políticas, decições e práticas dos governos". Outros setores onde a prática é especialmente comum são o imobiliário e o petrolífero.

A pesquisa aponta os partidos políticos como as instituições mais afetadas pela corrupção. Em seguida vêm os parlamentos e o setor privado. Na lista, Bélgica e Canadá estão empatados em primeiro lugar, como os países cujas empresas têm o menor índice de suborno.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Brasil entre os piores"

de mulher pra mulher disse...

eu acho tão fofo seu blog e além de ser cheio de informações importantes :)
uma noite de paz pra ti!!
beijos no coração
.
.
Sandrinha

Anônimo disse...

O brasil sempre presente em listas negras. É lamentável isso e o pior é saber que sempre será dessa forma.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails