Não deveria ser somente no verão a nossa preocupação com a proteção solar. Afinal, nas outras estações, apesar do sol ser mais ameno, ele continua lá e de mansinho, queima sem a gente perceber. No entanto, é no verão que a gente se toca. Haja protetor solar, bonés, chapéus, roupa de algodão, e por aí vai. Câncer de pele todo mundo sabe que é coisa séria.
O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol.
O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção da doença.
A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.
* use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva;
* use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele;
* evite o sol no período entre 10 e 15 horas;
* a grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença;
* procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo;
* faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.
Comece o quanto antes. Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultra-violeta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos . Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.
Por conta disso, algumas empresas resolveram inovar. Elas criaram roupas com proteção solar. O algodão usado na confecção das peças tem FPU de 50, enquanto que uma camiseta de algodão branca comum tem o FPU de 5, protegendo dez vezes mais.
Podemos encontrar a opção de uma camisa com tela de ventilação, uma calça que vira bermudão quando o calor aperta, e um boné que protege mais do que parece. Ele tem um diferencial da proteção na nuca que pode ser levantada caso a pessoa se incomode em ter a pala na nuca.
No verão a procura dobra e há empresa que chega a vender 10 mil peças por mês, em mais de 200 lojas em todo o país.
A título de informação e para faciliar ainda mais, evitando assim, que a gente tome sol ao sair para compras, alguma dessas empresas têm loja on line, como é o caso desta aqui, a UV Line .
Para uma completa proteção, além das roupas e loções, e para os mais preguiçosos, existem outros produtos como por exemplo, protetor solar em forma de sabonete líquido ou em barra, que substitui o uso de loções no dia-a-dia. Ele limpa, hidrata e protege a pele por até duas horas de exposição contínua ao sol.
Moleza, não é? Portanto, só não se protege quem não quer.
Texto igualmente publicado no My Blog Health.
1 comentários: on "Proteção Solar"
Olá, New!! Muito obrigado pela visita e comentário no meu blog!!
O seu blog também está ótimo!
Bjos!!
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.