Para garantir que as peças tenham o mesmo tamanho em todas as lojas, a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) criou a padronização de roupas: a partir de agora, peças de número 40, por exemplo, terão as mesmas medidas em todo o país. "Quem exige os padrões são os consumidores, que não aguentam mais ficar trocando de roupa", garante o presidente da Abravest, Roberto Chadad. "Saímos na frente. Agora, todos os setores também querem criar uma padronização".
A entidade anunciou ontem em São Paulo o cronograma das adaptações aos novos padrões pela indústria do vestuário: as primeiras peças a ter as novas especificações são as meias. Nos meses de março e abril, as peças infantis serão adaptadas aos novos padrões. Depois, entre junho e julho, são as roupas do vestuário masculino. No final do ano, será a vez das roupas femininas. "Agora que vamos a aprender a confeccionar de acordo com um padrão, vai ficar mais fácil exportar roupas", acredita Chadad.
Segundo ele, as fábricas poderão receber a encomenda de um país e atender melhor as expectativas: "O cliente manda o molde e nós produzimos de acordo com o padrão de cada país". A estilista Cynthia Ribeiro alerta que a padronização não é tão simples para os profissionais da moda brasileira. "O Brasil possui uma enorme mistura de raças, que gerou diversos biotipos", explica.
Segundo ela, a padronização vai gerar novos custos para a indústria: "Todas as fábricas terão que gastar criando novos moldes". Para Cynthia, o maior desafio da padronização são os diversos biotipos existentes nas cinco regiões do Brasil. "Em cada lugar há um tipo diferente. O que poderia ser feito é criar uma padronização de acordo com o segmento, como jeans, malharia etc", ressalta.
By: Agência Brasil
1 comentários: on "PADRONIZAÇÃO DAS MEDIDAS DE VESTUÁRIO"
Olá,pelo que vejo esta online,
Muito bom seu blog e vejo que é ela ao invez de ele,sorry.
Gostaria de parabenizá-la pelo excelente conteudo,não sei de onde sai tanta criatividade,fora o design de seu blog,muito bom,visitarei mais vezes.
tenha um bom dia e bom almoço
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.