Uma rede social pode ser muito mais do que imaginamos. É o caso do Linkedin que é uma rede social e profissional on line que permite conectar pessoas em função das suas atividades ou dos cargos que ocupam no mercado de trabalho. Por isso tornou-se uma ferramenta muito útil para conseguir um emprego ou um upgrade na carreira.
1. Entre no site www.linkedin.com e cadastre-se.
2. Você pode escolher usar o site em inglês ou em espanhol. Na opção Join LinkedIn Today/Únete a Linkedin hoy mismo, digite o seu nome, sobrenome e e-mail. Depois clique em Continue/Continuar.
3. Você passará para uma segunda tela onde configurará a sua conta com os seus dados, senha, etc. Clique então em Join LinkdIn/Únete a LinkedIn e você já será membro do sistema.
4. Agora vem a parte mais interessante, mas que demanda mais tempo: criar o seu perfil profissional. Coloque todo o seu currículo: formação acadêmica, histórico profissional, habilidades, objetivos e tudo mais que for relevante. Se parecer muita coisa, copie os itens em um documento de Word para pensar bem no que quer colocar, edite o texto com tranqüilidade e depois jogue as informações no formulário on-line.
Procure fornecer informações completas e relevantes, mas sempre concisas.
Para ter uma idéia dos tipos de informação e redação usados nesse meio, leia o perfil de outros usuários, de preferência de gente que trabalha na mesma atividade que você ou em um cargo semelhante ao seu.
Avalie em que idioma é melhor publicar o seu perfil: inglês ou espanhol.
5. Quando o seu perfil estiver on-line você já poderá usar as ferramentas do sistema (você aparecerá, por exemplo, no sistema de busca interna). Mas agora você terá que ficar conhecido, senão as suas possibilidades serão limitadas.
6. Para isso utilize o sistema de busca: procure os nomes de ex-colegas de trabalho, de faculdade, fornecedores, clientes, etc. (dependendo da sua atividade). Depois entre no perfil deles e, se quiser, convide a pessoa para fazer parte da sua rede. Procure conhecidos que queiram e possam agregar valor ao seu perfil.
7. É interessante preparar um texto breve e personalizado para explicar os motivos pelos quais você quer que essa pessoa faça parte da sua rede e por que você acha interessante que vocês estejam relacionados. Essa pessoa pode estar conectada também: com gente que você conhece e aí você pode fazer a mesma coisa do passo anterior; com outras pessoas que você não conhece, mas que pode ser interessante ficar conhecendo em função do cargo ou atividade dela: potenciais clientes, fornecedores, funcionários, etc. Você pode pedir para o seu contato apresentar você a essa pessoa e depois convidá-la para fazer parte da sua rede.
8. Quando você estiver com uma rede mais ampla, certamente também receberá convites para se unir a outras redes. Avalie em cada caso se isso será útil e relevante para você. Não se trata de acumular uma grande quantidade de contatos, mas sim de reunir contatos de qualidade.
9. Você pode pedir ainda a alguns dos seus contatos para escreverem uma recomendação, que aparecerá no seu perfil como valor agregado.
Boa sorte e sucesso!
By: Bem Simples
0 comentários: on "LINKEDIN - Rede Social e Profissional"
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.