Hipertensão: entenda o que provoca a pressão arterial elevada.

 

A pressão alta ou hipertensão é geralmente um distúrbio assintomático. Isso significa que, habitualmente, não há desenvolvimento de sintomas, a menos que seja grave ou de longa duração. O fato é que a elevação anormal da pressão nas artérias aumenta o risco de distúrbios como acidente vascular cerebral (popularmente conhecido por derrame), ruptura de um aneurisma, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e lesão renal.

Quando se mede a pressão arterial, registam-se dois valores. O maior mede a contração do coração (a sístole, ou a força que o coração faz para bombear o sangue); o menor indica o relaxamento entre um batimento e outro (diástole) e, por tabela, a resistência que a artéria oferece à passagem do sangue. A notação para indicar a pressão arterial traz a medida da pressão sistólica seguida de uma barra e, em seguida, a pressão diastólica. Por exemplo, 120/80 mmHg (milímetros de mercúrio), ou simplesmente “doze por oito”.

A pressão arterial elevada ocorre com uma pressão sistólica sustentada e em repouso igual ou maior que 140 mm Hg, uma pressão diastólica igual ou maior que 90 mmHg, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Aliás, na hipertensão em geral tanto a pressão sistólica como a diastólica estão nessas faixas ou além delas.

Para configurar um quadro hipertenso, tanto o coração pode bombear com mais força, ejetando mais sangue a cada minuto, quanto as artérias podem ficar rígidas, não se expandindo para permitir a passagem do sangue bombeado pelo coração. Assim, o sangue ejetado em cada batimento cardíaco é forçado através de um espaço menor que o normal. Uma terceira forma de elevação da pressão é quando os rins funcionam mal e são incapazes de remover a quantidade adequada de sal e água do organismo. O volume de sangue no corpo aumenta e a pressão arterial também.

Em praticamente todos os indivíduos a pressão arterial aumenta com a idade, com a pressão sistólica aumentando até os 80 anos de idade e a pressão diastólica aumentando até os 55 ou 60 anos.

 

Fonte: Manual Merck, via My Blog Health


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Hipertensão: entenda o que provoca a pressão arterial elevada."

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails