Ar-condicionado que funciona com gelo

Para aliviar a rede elétrica, governo dos EUA vai instalar o Ice Bear em cidade da Califórnia.

0,,40869354,00 Durante a noite, galões de água são congelados; durante o dia, o gelo serve como ar-condicionado.

 

Para lidar com o consumo de energia e combater esse calor, as empresas Windsor e Ice Energy desenvolveram o “Ice Bear” (Urso do Gelo), um novo sistema de ar condicionado que utiliza gelo.

O equipamento funciona da seguinte maneira: durante a noite, quando o calor e a demanda por eletricidade é mais baixa, 450 galões de água são congelados em um tanque com isolamento térmico. No dia seguinte, quando o gasto de energia é alto (meio-dia em diante) é esse enorme cubo de gelo que refresca os ambientes, à medida que o ar refrigerado é direcionado a eles.

0,,40870444,00

A capacidade de refrigeração é de cerca de seis horas; depois que o gelo está totalmente derretido, o ar-condicionado volta ao seu funcionamento normal. De acordo com reportagem da revista Technology Review, a tecnologia pode cortar até 95% do consumo de energia de um prédio nas horas de pico dos dias mais quentes. Não há nenhum milagre científico no processo. A economia de energia não chega a ser significante, a inovação é mesmo que a rede elétrica não se sobrecarrega e evita-se, assim, um possível apagão.

De qualquer forma, é um grande progresso no Estado da Califórnia, onde praticamente todos os prédios passam por esse problema. O primeiro projeto de grande escala da Ice Energy será na cidade de Glendale, sul do estado. Nas próximas semanas, o governo vai começar a instalar o equipamento em edifícios públicos da cidade; espera-se que em dois anos haja cerca de 1.500 deles espalhados pela região. Por enquanto, podemos conhecer mais sobre o “Ice Bear” no site da empresa.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Ar-condicionado que funciona com gelo"

Nanael Soubaim disse...

Alguém enxergou e aplicou a idéia mais simples! Meus parabéns, pois além de mais inteligente, esse tipo de refrigeração não resseca o ar ambiente.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails