Energia eólica em gás

De acordo com o instituto alemão Fraunhofer, pesquisadores descobriram uma maneira de aproveitar a eletricidade excedente de alguns geradores e utilizá-la como gás natural, estocando-o em instalações de armazenamento que já existem.

0,,40324984,00

Quando o vento está soprando muito forte, as turbinas eólicas geram mais eletricidade do que a rede elétrica pode absorver. Esta energia excedente – que também existe na geração de energia solar – é usada na produção de um gás natural sintético, através de um novo processo criado pelo Centro de Pesquisa de Energia Solar e de Hidrogênio Baden-Württemberg, em parceria com o Fraunhofer.
O que o sistema alemão faz é usar a energia adicional (normalmente não aproveitada) para provocar uma separação de átomos de água (H2O). Desta separação, resultam os gases hidrogênio e oxigênio. Este hidrogênio passa então por uma simples reação química com o gás carbônico e gera metano, que nada mais é do que o gás natural produzindo sinteticamente.
Uma vantagem da tecnologia é que, para o armazenamento deste gás sintético, podem ser usadas as infraestruturas de estocagem de gás natural já existentes. Um sistema de demonstração, utilizando a energia solar, foi construído na cidade de Stuttgart e opera com sucesso. Em 2012, um sistema ainda maior está previsto para ser lançado.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Energia eólica em gás"

Nanael Soubaim disse...

"Tecnologoa"! A palavra é "Tecnologia", Nanael tonto.

Nanael Soubaim disse...

Não é à toa que eles estão segurando as pontas da economia européia, além de terem que lidar com os próprios e crônicos problemas internos. A tecnologoa é simples, se o Estado brasileiro quisesse implantaria rapidamente e a baixos custos.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails