Lei Seca ganha blitz móvel contra fugas

O governo do estado decidiu cercar os motoristas que vêm driblando as blitzes da Operação Lei Seca. A Secretaria de Governo anunciou o início das operações móveis, que permitirão, em poucos minutos, a mudança do local de uma equipe de fiscalização para outra rua. Para tornar o cerco ainda mais eficiente, o estado está monitorando o microblog Twitter da Lei Seca, que ajuda motoristas a driblarem as blitzes. A novidade está sendo implantada em caráter experimental.

O porta-voz da Operação Lei Seca no governo, Carlos Alberto Lopes, disse que a mobilidade não é uma perseguição contra aqueles que querem driblar as barreiras.

- Não perseguimos quem bebe, queremos protegê-los. Em 13 meses de operação, evitamos a morte, ferimento ou mutilação de 5.033 pessoas. Esta é a redução nas estatísticas desde o início da operação.

O porta-voz explica que a fiscalização pode ser parcial ou totalmente deslocada para outra rua, dependendo das circunstâncias. Lopes informou ainda que o balão característico das operações pode ser mantido numa via enquanto a operação estiver em outra.

Blitz pode mudar de local por causa do Twitter

Lopes explica como o Twitter será monitorado:

- Temos gente online acessando o microblog. A partir das informações, podemos mudar uma blitz de posição. Não sou contra Twitter, que é uma ferramenta moderna, mas muitas vezes o uso e as informações postadas não são corretas.

As operações estão identificando também um grande número de carros e motoristas em situações irregular. Enquanto o percentual de reprovados no bafômetro é inferior a 1%, o de outras irregularidades - como IPVA atrasado e carteira vencida - passa de 18%.

Desde o início das operações, em maio do ano passado, até o último dia 19, 2.600 motoristas enfrentaram processos administrativos por estarem com índice entre 0,11 e 0,29 miligrama por litro de ar expelido. Outros 942 motoristas foram autuados criminalmente, por estarem com valores de álcool superiores a 0,30 miligrama.

Ainda de acordo com dados da Secretaria de Governo, 12.089 veículos foram rebocados e 16.491, recolhidos. Desde o início, a Operação Lei Seca já abordou 221.886 veículos, dos quais multou 40.217. O teste foi realizado por 209.410 motoristas - 12.476 se recusaram a soprar o bafômetro.

Lopes diz que as operações vêm sendo realizadas no Rio, em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. São realizadas ainda fiscalizações experimentais em outros municípios.

 

By: O Globo.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Lei Seca ganha blitz móvel contra fugas"

Nanael Soubaim disse...

Esposa com o amante do lado manda mensagem para o twitter do marido: "Amorzinho, tem blitz na Pinheiros, acelera tudo mna Paulista que tá livre". Não vejo outra razão para avisar aos ébrios, sobre as operações, que não seja para que morram logo.

Newdelia disse...

Rsss... visalizei a cena. Não duvide nada disso, Nanael.
Bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails