A menor 'seringa' do mundo

A menor bomba de sucção do mundo tem o tamanho de um glóbulo vermelho. Desenvolvida em conjunto por pesquisadores dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, ela soluciona um problema de condução em dispositivos nanoscópicos.

 

0,,40689185,00


Segundo informações da revista Popular Science, o grupo descobriu que, em uma escala nanoscópica, o vidro – normalmente um isolante - é capaz de conduzir eletricidade sem se despedaçar. Com uma nova técnica a laser, os engenheiros entalharam minúsculos canais em uma base de vidro, deixando apenas uma fina parede. Em seguida, esses canais foram preenchidos com um líquido condutor de energia, o que formou uma minúscula rede de fluído, margeada por vidro.

O coreano Sanghyun Lee e os americanos Alan Hunt e Ran An fizeram a bomba funcionar por eletroosmose, um sistema no qual é aplicado eletricidade para fazer um líquido condutor se deslocar de um lado ao outro do tubo.

A invenção pode ser associada a diversos nanoaparelhos. Para o exercício da medicina, por exemplo, esse mesmo processo poderia ser usado para injetar pequenas quantidades de remédios dentro de uma única célula ou então para retirar fluidos de apenas uma célula para análise laboratorial.

Os resultados da pesquisa foram publicados na matéria “Liquid glass electrodes for nanofluidics”, do site da Nature Nanotechnology.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "A menor 'seringa' do mundo"

Nanael Soubaim disse...

Será muito útil para a refrigeração e detecção de falhas em microprocessadores, além de (no futuro próximo) viabilizar o sonho de muitos, roupas e outros objectos que mudam de cor (ou cores) à vontade do dono.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails