Financie o que quer ler

stand-out-in-a-crowd1

O crowdfunding é uma nova prática que permite a qualquer pessoa financiar projetos, dar empréstimos e investir em qualquer coisa: de novas empresas a bandas. O ato ficou famoso por sites como Kiva, em que você pode emprestar dinheiro para desconhecidos em todo o mundo (e, surpreendentemente, elas costumam pagar de volta).

Já no jornalismo, a prática está dando origem a um novo modelo de negócio que pode permitir investigações mais difíceis nesse momento de crise nas redações. O site Spot.us, surgido em 2008, é um exemplo de como promover o jornalismo baseado em crowdfunding. Por lá, você podia sugerir histórias, ajudar na reportagem ou dar dinheiro para que ela fosse feita e, finalmente, ler a matéria final. É como se qualquer pessoa fosse o editor de uma pequena revista.

Agora o site inaugurou um novo modelo de publicidade. Você pode pagar matérias participando de pesquisas de anunciantes. Funciona assim: você responde três perguntas e ganha 5 dólares para investir em uma matéria. O anunciante ganha um destaque muito maior do que em banners tradicionais e ainda recebe o feedback dos leitores. Os jornalistas ganham uma maneira de financiar seu trabalho, e a comunidade ganha uma reportagem que ela de fato deseja ler.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Financie o que quer ler"

Nanael Soubaim disse...

As pessoas são muito mais honestas do que se apregoa, mas assumir honestidade se tornou uma prévia para chacotas. É preciso estimular os honestos enrustidos a se declararem e praticarem livremente sua honestidade.

Newdelia disse...

Honestidade hoje é caso de polícia e de estudo.
Bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails