Hanseníase: Brasil o pior do mundo

1

Encravado na Floresta Amazônica, Lábrea, a sete dias de barco de Manaus, é um município de pouco mais de 30 mil habitantes. O saneamento é precário, e boa parte da população ainda vive nas margens dos rios. Segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde, de 2008 a 2009, a cidade registrou 34 novos casos de hanseníase, uma moléstia que há milênios transforma seus portadores em alvo de preconceito e segregação. No Brasil, a hanseníase é mais uma das enfermidades que se somam às doenças da negligência, associadas à pobreza e à falta de tratamento adequado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta que o Brasil devia ter atingido em 2005 era de menos de um caso para cada dez mil habitantes. No entanto, dados de 2009 mostram que Lábrea não é exceção: nenhum estado brasileiro atingiu o índice da OMS. No ano passado, mais de 36 mil pessoas ficaram doentes, e a taxa de detecção ficou em 19,18% para cada cem mil habitantes. O país registrou taxa de prevalência de 2,19% para cada dez mil habitantes, índice maior que em 2008, quando o número era 2,06%.

Uma das doenças mais antigas do mundo, a hanseníase teve a cura descoberta na década de 1940. Quase setenta anos depois, o Brasil, segundo o ministério, está apenas atrás da Índia no número de casos, e em 2008 registrou 15,6% de todos os casos do mundo. Se a conta for feita levando em consideração a taxa de prevalência da enfermidade, o país ostenta um título pior: é o primeiro no ranking mundial, seguido por Timor Leste e Nepal, únicos países que também não cumpriram a meta da OMS.

 

Mais aqui…

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Hanseníase: Brasil o pior do mundo"

Nanael Soubaim disse...

E infelizmente vai demorar, porque campanhas directas ao ponto, com difusão boca-a-boca (o povo ainda confia mais no que o amigo ouviu falar) estão fora dos planos.

Newdelia disse...

Ainda vão nas histórias da vovó...aff!
bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails