Carro sem motorista

p42 Martyn Goddard/Gettyimages

 

Os carros autônomos podem tornar a direção uma experiência mais verde e feliz e pôr fim aos acidentes rodoviários, de uma vez por todas?

Com jeans, tênis brancos e blusa listrada, Bob é um garoto de 6 anos de idade dos mais bem-vestidos. Ele está parado de pé no meio do estacionamento de um hotel e, assustadoramente, eu estou dirigindo em sua direção. Em vez de pisar no freio, coloco o pé no acelerador. Com apenas 10 metros para a colisão, uma fi leira de luzes vermelhas começa a piscar em meu painel e um bip estridente toca em ritmo de urgência. Num segundo, sou jogado para a frente quando os freios são acionados de forma automática e o carro para bruscamente a uma distância mínima de Bob.

É para isso que Bob serve. O manequim de tamanho infantil acaba de me ajudar a testar o primeiro sistema para automóveis capaz de antecipar uma colisão iminente com pedestres e frear automaticamente, se o condutor não o fizer. Ele está sendo submetido a testes finais e já foi incluído pela montadora sueca Volvo em seu novo modelo S60, que chegará às lojas este ano.

O sistema da Volvo é a mais recente de uma série de evoluções que se tornaram possíveis graças a sensores sofisticados baseados em câmeras, radares e lasers. Esses sensores já oferecem aos motoristas controles de velocidade de cruzeiro, que alteram o movimento de um carro para manter distância segura do veículo da frente, assim como tecnologias como o sistema de estacionamento semiautônomo.

Mais aqui>>>

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Carro sem motorista"

Nanael Soubaim disse...

Bom, mas advirto que nenhuma máquina é infalível, que mantenham a prioridade dos comandos com o motorista.

Newdelia disse...

Pode crer... rsrsrs...
bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails