Morre Blake Edwards

O cineasta norte-americano Blake Edwards, diretor de filmes como A Pantera Cor-de-rosa (The Pink Panther), Mulher Nota 10 e tantas outras comédias morreu aos 88 anos em Brentwood (Califórnia), segundo seu representante à Agência Efe.

Segundo o produtor Gene Schwam, Edwards morreu de complicações de pneumonia na quarta-feira, 15, pela manhã, no Centro Médico St. John's em Santa Monica. Sua mulher, Julie Andrews, e outros membros da família estavam ao seu lado, informou a Associated Press.

O escritor, diretor e ator Blake Edwards é mais conhecido pelas comédias da Pantera cor-de-rosa dos anos 1960 e 1970, mas suas contribuições ao entretimento vão ao popular Inspetor Clouseau. Ele fez seu nome no cinema moderno combinando um visual colorido misturado a um humor inteligente em filmes como Breakfast at Tiffany's (Bonequinha de Luxo - 1961), A Pantera Cor-de-rosa (1963) e A Shot in the Dark(1964). Também foi o criador das séries de detetives Peter Gunn (NBC, 1958-60, ABC 1961). O diretor é considerado um dos mestres da comédia contemporânea.

Em sua longa carreira, a parceria com o compositor Henry Mancini foi crucial para estabelecer o elo entre a música e sua visão criativa.

Durante os anos 1970 e 1980, Edwards balanceou sua Pantera Cor-de-rosa com um material mais pessoal e dramático com base na vida dos artistas da sociedade, o que envolvia convenções sexuais, melhor exemplificadas em seu hit de 1979, Mulher Nota 10.

Edwards recebeu um Oscar Honorário em 2004 em reconhecimento de sua trajetória artística e foi candidato a uma estatueta da Academia de Hollywood a Melhor Roteiro Adaptado por Victor e Victoria (1982). Foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Diretor por Days of Wine and Roses (1962), The Great Race (1965) e The Party (1968), uma das colaborações míticas com Peter Sellers.

Apenas um punhado dos 39 filmes de Edwards foi aclamado com indicações ao Oscar, Globo de Ouro e Emmy. Edwards ganhou enorme respeito da indústria cinematográfica e suas comédias populares serão vistas por várias gerações.

By: Estadão.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Morre Blake Edwards"

Nanael Soubaim disse...

A verdade é que o cinema, na sua melhor acepção, está morrendo.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails