"Causas Naturais - o que é isso?

"Explicações sobre o que é fruto da ordem natural das coisas? Será que é esse o significado de “causas naturais”?

Causa é explicação, motivos, razão de ser; natural, tudo aquilo em que não ocorre intervenção humana.

Será a natureza a única causa das tragédias que anualmente vêm acontecendo em nossas terras? O homem, esse ser superior, não tem nada a ver com isso? Ele é apenas vítima, tudo é culpa da natureza furiosa, inclemente?

Você aceita essa explicação? Não vê nada de errado no crescimento alucinado de nossas cidades, como se não houvesse nem lei, nem grei?

No entanto, essa é a causa maior das tragédias que atingem o estado do Rio desde 1966 – nossas autoridades que não vêm o que se passa debaixo de seus narizes.

Desta vez a chuva veio com toda sua força, que não foi pouca. Isso é fato. Dificilmente se vê uma tromba d’água como a vista nestes dias, impressiona a violência dos rios, a correnteza, as ondas que se formam. Assusta.

Porém num país onde a geologia evoluiu tanto que se chega ao fundo do fundo do mar para extrair o óleo que nos tornará muito ricos, fica complicado acreditar que ninguém tenha se dado conta que a ocupação das encostas e dos vales, das lagoas e das montanhas, se torna a cada ano mais perigosa.

A culpa é só das autoridades? Está visto que não. É nossa também, seja pelo uso irregular do solo, seja por achar que “nosso caso é diferente”, seja por fechar os olhos diante dos desmandos, seja pela conivência com o erro, seja por votar mal.

Dos ricos quem pode não exige porque eles são ricos e sabem percorrer os meandros das posturas municipais com ‘aplomb’ inabalável em seu poder de persuasão.

Os mais humildes é que não têm culpa. Eles se instalam onde conseguem um espaço para erguer suas poucas paredes. Com toda certeza ficam atônitos ao ouvir autoridades a lhes pedir que saiam das áreas de risco, pois “as previsões atmosféricas não são tranquilizadoras”.

Sair para onde? E como? Ah! isso não dizem...

O Brasil é um país curioso. O radar é de última geração. Capta as tempestades em formação. O que não funciona é o transmissor de mensagens... O alerta é mudo.

Dinheiro, temos. Cada vez que ocorre uma desgraça, surgem logo cifras extraordinárias. Desta vez, a quantia mencionada impressiona: R$780 milhões. Para o Rio e SP.

Dizem que se não vemos os resultados, é porque verbas só podem ser liberadas com bons projetos. E nossos técnicos, sem experiência em enchentes e deslizamentos, não sabem fazer projetos...

Que tal chamarem Geddel e João para um projeto de primeira? Parece que são peritos..."

By: Maria Helena R. R. de Sousa, Blog do Noblat


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on ""Causas Naturais - o que é isso?"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails