Vacas produzem leite similar ao humano

mamadeira

Pesquisadores chineses coordenados por Ning Li, diretor dos Laboratórios de Agrobiotecnologia State Key, na Universidade de Agricultura da China, criaram um tipo de leite de vaca similar ao leite materno humano, que pode no futuro substituir os alimentos lácteos artificiais - única alternativa para mães que não podem ou não conseguem amamentar, já que normalmente o leite de vaca não é bem digerido ou absorvido por bebês.

Os pesquisadores introduziram lisozima e outras proteínas humanas em embriões do gado Holstein (conhecidos como os maiores produtores de laticínios do mundo), para quando a lactação dessas vacas geneticamente modificadas começasse, elas produzissem tanta lisozima quanto outras proteínas, como lactoferrina e lactalbumina, que ajudam a impulsionar o sistema imunológico das crianças. Um processo de purificação foi usado para aumentar o teor de gordura e sólidos do leite, assim como para tornar o sabor mais parecido com o do leite humano.

Pessoas contrárias à clonagem e à modificação genética dos animais temem o bem-estar dos animais e o perigo da exposição dos bebês ao leite modificado. Em um dos experimentos, de 42 bezerros nascidos, 10 morreram logo depois do nascimento e outros seis morreram em alguns meses. Problemas de saúde não são incomuns em animais geneticamente modificados e devem ser levados em conta antes de sugerir o consumo deste leite.

By: O Globo


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Vacas produzem leite similar ao humano"

Nanael Soubaim disse...

É melhor modificar o leite bovino em laboratório do que modificar a vaca, que embora mais prático é também muito mais perigoso.

Newdelia disse...

Detesto leite. Fico com seus derivados.
Bjs

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails