Biblioteca Nacional vai abrir auditoria interna

Demorou, não?

BIBLIOTECA NACIONAL GALERIAS

Em nota divulgada nesta segunda-feira, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, determinou a abertura de auditoria especial para investigar todos os pregões e compras relacionados à aquisição, nos anos de 2009 e 2010, dos itens mencionados na reportagem publicada no Segundo Caderno do GLOBO no último domingo.A reportagem mostrou que a FBN comprou produtos até dez vezes mais caros do que o preço praticado pelo mercado.

A nota chama atenção para o fato de que as contas da FBN referentes a 2009 já tenham sido auditadas e aprovadas pela Controladoria Geral da União (CGU). Mas, ainda de acordo com a biblioteca, a decisão tem por objetivo ampliar a transparência na análise dos contratos e dirimir quaisquer dúvidas sobre a idoneidade dos procedimentos.

Leia a íntegra da nota:

"O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, determinou a abertura de auditoria especial para investigar todos os pregões e compras relacionados à aquisição, nos anos de 2009 e 2010, dos itens mencionados na reportagem publicada no Segundo Caderno de O Globo no último domingo, dia 29 de maio. Embora as contas da Fundação Biblioteca Nacional referentes a 2009 já tenham sido auditadas e aprovadas pela Controladoria Geral da União (CGU), a decisão tem por objetivo ampliar a transparência na análise dos contratos e dirimir quaisquer dúvidas sobre a idoneidade dos procedimentos.

"No caso do furto da revista Tico-Tico, ocorrido em maio de 2010, é extremamente importante salientar que a direção da Fundação Biblioteca Nacional na época, agiu de forma adequada, comunicando o fato à Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio-Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, na cidade do Rio de Janeiro. Em nenhum momento, portanto, a FBN se omitiu. A Polícia Federal recomendou que a Fundação Biblioteca Nacional não se manifestasse, para não interferir nas investigações ainda em curso e que já identificou suspeitos. A instituição forneceu o CD com as imagens gravadas e tudo mais que foi solicitado pela PF para colaborar com as investigações."

 

By: O Globo


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Biblioteca Nacional vai abrir auditoria interna"

Nanael Soubaim disse...

Falta de prevenção adequada é omissão. Francamente, eu não encontrei no comunicado os planos para evitar reincidência!

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails