Aplicativos ao volante e mais um novo perigo

carro batido

Nesta semana, a Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, publicou um estudo interessante que pode iluminar as principais causas de acidentes de trânsito nos tempos da comunicação móvel. Entre eles, está o uso de celulares – e, mais especificamente, de aplicativos – ao volante. Graças ao sucesso desses programas, eles já se juntam ao uso do telefone móvel e do envio de SMS como causas frequentes de acidentes.

A pesquisa, liderada por David Schwebel, diretor do Laboratório de Sgurança da Juventude da instituição, ouviu mais de cem jovens. O universo de observação é restrito, mas ajuda a entender tendências. Por exemplo: 10% dos voluntários já haviam sofrido algum tipo de acidente enquanto compartilhavam dados pessoais ao volante. “É assustador pensar que muito pouco dessa atividade se deve a assuntos urgentes. As pessoas utilizam os aplicativos para socialização e entretenimento”, afirmou o especialista, em entrevista à agência de notícias Reuters. Cerca de 30% dos entrevistados confirmaram uso de aplicativos no trânsito.

O levantamento revelou também que, para alguns alunos da universidade, compartilhar informações pelo celular é mais importante do que seguir procedimentos de segurança ao dirigir.

É importante ressaltar que o tempo gasto com aplicativos no mundo já superou o de ligações. De acordo com a empresa americana de pesquisas Zokem, especializada na análise de dados de dispositivos móveis, em 2010, o usuário comum de smartphone gastou uma média de 667 minutos por mês com aplicativos, ante 531 minutos usados para conversas pelo telefone. O campeão é o SMS, que ocupa 671 minutos da vida desses usuários por mês.

No balanço geral, vale a regra: melhor perder uma atualização no Facebook – ou Twitter – a ter de pagar o prejuízo de uma batida.

 

By: Veja


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on "Aplicativos ao volante e mais um novo perigo"

Nanael Soubaim disse...

Facilitar demais a vida do motorista é mais perigoso do que dificultar, porque a atenção vai para o espaço. Ao volante de um DKW ninguém se distraía.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails