"38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba"

convite

38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

De 27 de agosto a 16 de outubro 2011

PROGRAMAÇÃO


CERIMÔNIA DE ABERTURA E PREMIAÇÃO

Dia 27 de agosto (sábado). Horário: 20h. Local: Parque do Engenho Central.

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS E PREMIADOS DO 38º SALÃO

Cerca de 300 desenhos entre cartuns, charges, caricaturas e tiras de artistas do mundo todo. De 27 de agosto a 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14. Visitas: de terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

EXPOSIÇÕES E EVENTOS PARALELOS


MOSTRA DO ACERVO DO SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA/ANOS 90 – Exposição de cartuns, charges e caricaturas premiadas nos anos 90. De 12 a 31 de agosto. Local: Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” - ESALQ USP. Visitas: segunda a sexta, das 8h às 17h.

CARICATURAS, CARTUNS, CHARGES E TIRAS DO ACERVO DO SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA – Exposição de trabalhos de importantes artistas gráficos brasileiros e estrangeiros, premiados ao longo das realizações do evento. Local: Estação Rodoviária/Centro, De 15 de agosto a 16 de outubro.

MOSTRA “AVIÕES E MÁQUINAS VOADORAS/PORTOCARTOON” – Exposição de cartuns organizada pelo Museu Nacional da Imprensa e PortoCartoon da cidade do Porto/Portugal. Local: Shopping Piracicaba. De 22 de agosto a 25 de setembro.  Visitas: segunda a sábado das 10h às 22h. Domingos: das 11 às 22h.

“RATOS DE SALÃO”  de WILLIAN HUSSAR – Exposição do artista piracicabano premiado em várias edições do Salão de Piracicaba, apresentando a série de tiras "Ratos de Salão", que no ano de 2010 se tornou um livro. Local: Faculdade Anhanguera de Piracicaba. Visitas: de 24 de agosto a 15 de outubro. De segunda a sexta, das 14h às 22h. Sábados das 9h às 14h.

“UMA CHIQUINHA NO SELVAGEM MUNDO DO HUMOR GRÁFICO” Exposição de história em quadrinhos e ilustrações da cartunista gaúcha Chiquinha. Abertura: 25 de agosto, 20h. Local: CEDHU Piracicaba/Engenho Central. Visitas: até 16 de outubro. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

JIC MENDES, UM PIONEIRO DO HUMOR GRÁFICO EM PIRACICABA – Exposição do cartunista JIC MENDES publicadas na década de 40 no jornal paulistano “A Noite”. Abertura: 26 de agosto, 16h. Local: Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. Visitas: até 16 de outubro. De segunda a sexta das 8h às 17h. Sábados das 8h às 12h.

ZÉLIO CARTUNISTA – Exposição de desenhos de Zélio Alves Pinto, fundador e incentivador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, abrangendo a produção do artista dos anos 50 a 80. Junto à mostra, uma homenagem com cerca de 50 caricaturas de Zélio feitas por artistas gráficos brasileiros convidados. Abertura: 26 de agosto, 20h. Visitas: até 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14 A (em frente a passarela pênsil). De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

9º SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA – Exposição dos trabalhos do concurso de desenho para estudante de 7 a 14 anos. Abertura: 27 de agosto, 20h. Visitas até 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 9. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

Humor na FOLHA – Linha do tempo de cartuns, charges e tiras de diversos artistas que marcaram os 90 anos de história da Folha de S.Paulo. Abertura: 27 de agosto, 20h. Visitas até 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 9. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.


PIADA DE IRANIANO

  – Exposição de cartuns de desenhistas iranianos organizada pelo site iraniano IranCartoon . Abertura: 27 de agosto, 20h. Visitas até 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

Acervo do SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR CONTRA O RACISMO/BRAZILCARTOON – Exposição de cartuns de desenhistas do mundo todo organizada pelo site brasileiro BrazilCartoon. Abertura: 27 de agosto, 20h. Visitas até 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

ESPELHO DE TINTA – Exposição do cubano radicado no México Angel Boligán, um dos cartunistas atuais mais premiados do mundo. Abertura: 27 de agosto, 20h. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14. Visitas até 16 de outubro. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

NÁSSARA 100 ANOS – Exposição de caricaturas, charges e ilustrações do cartunista, escritor e compositor carnavalesco Nássara (1909 - 1996) pertencentes ao acervo dos desenhistas e curadores Jorge de Salles e José Roberto Graúna. Abertura: 27 de agosto, 20h. Visitas até 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

IPEM SP – Mostra de tiras de Pedro Montini, que utiliza o humor gráfico para divulgar o trabalho e atuação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo. Abertura: 27 de agosto, 20h. Visitas até 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

20 ANOS DE UM PAMONHA DE PIRACICABA – Exposição de caricaturas, tiras e ilustrações que comemoram 20 anos de carreira do cartunista piracicabano Érico San Juan. Abertura: 28 de agosto, às 10h30. Visitas até 16 de outubro. Local: Casa do Povoador. Diariamente, das 9h às 17h.

CARTUNS DO ACERVO DO SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA" - Exposição de cartuns de importantes artistas gráficos brasileiros e estrangeiros, premiados ao longo das realizações do evento. Local: Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba (FSDB). De 01 de setembro a 31 de outubro . Visitas: diariamente horário de funcionamento da entidade

“DACOSTA – O ÚLTIMO DESENHISTA DE HUMOR” – Exposição de cartuns do desenhista santista Osvaldo da Costa, premiado em Piracicaba e em outros importantes eventos de humor no Brasil e no mundo. Abertura: 02 de setembro (sexta-feira), 20h. Visistas até 02 de outubro. Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. De terça a domingo, das 9h as 17h.

MOSTRA “PRÊMIO MEIO AMBIENTE 2010” – Exposição dos trabalhos selecionados no ano de 2010 para a categoria “Meio Ambiente”, de diversos artistas nacionais e internacionais. Abertura: 03 de setembro (sábado), às 16h. Visitas até 16 de outubro. Local: Casarão do Turismo/Rua do Porto. De segunda a sexta das 8h às 17h. Sábados e domingos das 13h às 17h.

MOSTRA “SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA NO METRÔ-SP” – Exposição de trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros premiados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba desde sua primeira edição. De 10 a 30 de setembro, na Estação Sé do Metrô, e de 10 a 31 de outubro na Estação Trianon/MASP.  Horários: de domingo a sexta, das 4h40 às 00h20 e aos sábados, das 4h40 às 1h00.

CARICATURAS DO ACERVO DO SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA – Exposição de caricaturas de importantes artistas gráficos brasileiros e estrangeiros, premiados ao longo das realizações do evento. Local: Espaço do POUPATEMPO/Praça José Bonifácio. Visitação: de 03 a 28 de outubro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

................................................................................................................................................................

ESPAÇO AUDIOVISUAL – Apresentação de teasers do documentário “Malditos Cartunistas”, de Daniel Garcia e Daniel Paiva, que traça um panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil, desde o Pasquim até os dias de hoje com 04 gerações de cartunistas. Exposição de autocaricaturas feitas pelos artistas presentes no documentário. Abertura: 27 de agosto, 20h. Visitas até 16 de outubro. Local: Parque Engenho Central/Armazém 14. De terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.

................................................................................................................................................................

CINEMA E DEBATE - Apresentação do documentário: “MALDITOS CARTUNISTAS”, seguido de debate com os autores: Daniel Garcia e Daniel Paiva e convidados. O filme traça um panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil, desde o Pasquim até os dias de hoje com 04 gerações de cartunistas. Data: 27 de agosto, às 15 horas. Local: Parque Engenho Central/Anfiteatro do Armazém 14.

...............................................................................................................................................................

ARTISTAS E LIVROS

TURMA DO CRI-CRI - Divulgação do jornalzinho infantil “Turma do CRI-CRI” do Estúdio Iéio.  Caricaturas ao vivo. Dia 27 de agosto, às 20h. Local: Parque do Engenho Central/Armazém 9 (junto ao Salãozinho de Humor)

OSTRAS AO VENTO – HUMOR DISPOSTO A NADA - Lançamento do livro do cartunista Vasqs, com 300 frases e pequenos textos  comentando com humor os temas mais variados: amor e ódio, vida e morte, Deus e o diabo, clonagem, política, futebol, arte, estatísticas, Thomaz Edson, Santos Dumont, tartarugas, elefantes, etc ,etc e etc.  Dia 27 de agosto, às 20h. Local: Parque do Engenho Central/Armazém 14.

"OCRE" (Quadrinhos não recomendáveis para pessoas românticas) –Lançamento do livro do cartunista Gilmar.  Coletânea que surgiu de uma tira premiada na 33° edição do Salão de Humor de Piracicaba,  que o autor continuou produzindo e publicando em vários jornais até a publicação do livro. Dia 27 de agosto, às 20h. Local: Parque do Engenho Central/Armazém 14.

“aParte XXI” - Lançamento da quarta edição da revista “aParte XXI”, publicação do Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP). Este número, ilustrado pelo cartunista piracicabano Willian Hussar, tem como temática a comédia e o humor, com artigos diversos, entre eles do Professor Adolpho Queiroz, atual presidente do Salão. Dia 01 de outubro, às 15h. Local: Armazém 14A.

...............................................................................................................................................................

APRESENTAÇÕES TEATRAIS


ESPECIAL MUSICAL (Infantil) – com Hermes Petrini. Local: Parque do Engenho Central/Anfiteatro do Armazém 14.  Dia 04/09 as 16h. Ingressos gratuitos, retirados no local com 1h de antecedência.

O FERREIRO E A MORTE (Teatro) com a CIA Ceta - João Scarpa/ Ricardo Araújo.  Local: Parque do Engenho Central/Anfiteatro do Armazém 14. Dias 11 e 18/09 as 16h. Ingressos gratuitos, retirados no local com 1h de antecedência.

O ANEL DE MALAGÃO (Teatro) com Washington/Grupo Atuação Estação. Local: Parque do Engenho Central/Anfiteatro do Armazém 14. Dia: 25/09 as 16h. Ingressos gratuitos, retirados no local com 1h de antecedência.

GUSTAVO BOLEIRO (Stand Up Comedy) – com Gustavo Boleiro. Local: Parque do Engenho Central/Anfiteatro do Armazém 14.  Dia 01/10 as 19h. Ingressos gratuitos, retirados no local com 1h de antecedência.

..............................................................................................................................................

CONCURSO DE MINI CONTOS DE HUMOR – Os participantes deverão escrever um miniconto com até 140 caracteres incluindo o título. Itens como pontuação e espaçamentos também serão contados.  Inscrições de 18 de julho a 14 de agosto nos sites www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br e www.biblioteca.piracicaba.sp.gov.br. Parceria: Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”.

...............................................................................................................................................................

OFICINAS

Desenho Humorístico: cartum e caricatura – Orientação: Alexandre Cartianu. Parceria Oficinas Culturais Carlos Gomes/Limeira. Local: Parque Engenho Central/CEDHU Piracicaba. Aulas aos sábados, de  03/09 a 08/10 , das  09h às 13h (vagas limitadas). Inscrições pelo telefone: 19-3403-2620 ou email:contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

Desenho Animado Orientação: Renato Fabregat. Parceria Oficinas Culturais Carlos Gomes/Limeira. Local: Parque Engenho Central/CEDHU Piracicaba. Aulas aos sábados, de 15/10 a 03/12, das 09h às 13h (vagas limitadas). Inscrições pelo telefone: 19-3403-2620 ou email: contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

Desenho Livre e observação – Orientação: Osvaldo Da Costa. Local: Museu Histórico e Pedagógico. Prudente de Moraes. Dia 03 de setembro (sábado), das 9h as 12h, e das 14h as 17h (vagas limitadas). Informações e inscrições pelo telefone: 19-3432-2148, ou email: mprudentedemoraes.@ig.com.br .

A arte do graffiti – Orientação: Osvaldo de Nazaré Ferrreira. Local: Casa do Hip Hop de Piracicaba/Paulicéia. Dias: 20 e 27 de agosto e 03 e 10 de setembro. Horários: Turma da Manhã (das 8 as 11h) Turma da Tarde (das 14 as 16h)

.......................................................................................................................................................

INFORMAÇÕES

www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

19 3403 2615 - 19 3403 2621 - 19 3403 2623

REALIZAÇÃO

Prefeitura Municipal de Piracicaba

Secretaria Municipal da Ação Cultural

Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba

Todos os eventos são gratuitos. Programação sujeita a alterações.

Para ter acesso à Programação completa, com Oficinas, Peças Teatrais, Concursos e muito mais, CLIQUE AQUI, e baixe em formato Word.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

3 comentários: on ""38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba""

Nanael Soubaim disse...

Engraçado ter tocado no assunto.

Newdelia disse...

Oiêe! Não entendi... engraçado pq? Vc comentou algo parecido?
Bjs

Nanael Soubaim disse...

É só um trocadilho alá urso Fozzie 8-)

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails