Câncer de Mama

Gostei da matéria do programa da Ana Maria sobre Câncer de Mama e por isso resolvi postá-la. O que mais me chamou atenção foi a ideia do colar que está sendo vendido nessa campanha. Ele tem várias pérolas e cada uma simboliza todos os tamanhos de nódulos existentes.

Assitam:

 

O mês de outubro é o mês de combate à doença, por isso, é denominado “Outubro Rosa”. Este nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. Em apoio ao movimento, no Rio de Janeiro, uma carreta da saúde equipada com dois mamógrafos circula pela cidade oferecendo exames gratuitos para a população. O médico foi acompanhar. “Todos os estudos que mostram redução de mortalidade são baseados em mamografia”, disse o mastologista Rafael Szimansky.

O Sistema Único de Saúde, o SUS, tem uma grande defasagem entre o dia em que é diagnosticado o nódulo e o início do tratamento em pacientes que já apresentam os sintomas, os nódulos palpáveis. O tempo varia de quatro a seis meses. “Para você ver a diferença, nas redes particulares esse período é bem menor: entre sete e 21 dias”, contou a apresentadora. E esta urgência no resultado é primordial para pacientes reincidentes, segundo especialistas. A mulher que já tenha sido diagnosticada com câncer de mama deveria ser atendida em no máximo um mêspara que as chances de cura sejam maiores.

Segundo o INCA, o Brasil terá até o final de 2011, 49.240 mil novos casos de tumores de mama. De todos os casos de câncer de mama, apenas 10% são hereditários. Entre 80 e 90% não tem histórico familiar da doença. “Você pode e deve fazer valer os seus direitos – é Lei no Brasil: todas as mulheres depois dos 40 anos, mesmo sem sintomas, têm direito a uma mamografia anual gratuita”, alertou Ana Maria.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Câncer de Mama"

Nanael Soubaim disse...

O maior problema é haver ainda muitos lugares com mentalidade medieval, no Brasil, onde apalpar o próprio corpo é visto como pecado ou subversão social. Não é só o SUS que precisa de mudanças profundas.
http://www.cancerdemama.com.br/

Newdelia disse...

Pode apostar. Muitas mudanças deveriam ser feitas.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails